sábado, 11 de junho de 2011

Vinhos de Silves premiados em Itália


"A Quinta do Francês e João Clara, dois dos oito produtores que integram os “Vinhos de Silves”, foram premiados no X Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco”, que decorreu de 27 a 29 de maio, em Benevento e Torrecuso, Itália.
Os vinhos agraciados foram “João Clara Tinto 2009”, da casta Syrah, do produtor Essencial Passion – João Clara, que obteve a medalha de ouro e uma pontuação de 88,00, e o “Encostas de Odelouca” (tinto – 2008), da casta Trincadeira, do produtor Quinta do Francês, que obteve a medalha de prata com a pontuação de 85,00, resultados que refletem a qualidade e o prestígio dos vinhos de Silves.
No concurso participaram 31 municípios portugueses, tendo Silves sido o único município algarvio presente. Nesta 10.ª edição do “La Selezione del Sindaco” concorreram cerca de 1.113 vinhos, tendo Itália sido o país com mais vinhos agraciados, seguido de Portugal.
De referir que a Selezione del Sindaco é a única competição internacional de vinhos que envolve a participação de produtores de vinho e regiões vitivinícolas, dando a conhecer a qualidade dos mesmos. A participação é limitada aos vinhos produzidos em pequenos lotes e com os respetivos certificados de origem controlada e garantida, de indicação geográfica típica e de denominação de origem controlada.
Recorde-se que a marca “Vinhos de Silves” foi apresentada pela câmara de Silves a 1 de agosto de 2009, no Castelo de Silves, num evento intitulado “Néctares entre as sombras”. O desenvolvimento desta marca, que associa todos os produtores do concelho, nasceu do desejo da autarquia de impulsionar a divulgação deste produto em todos os eventos onde se faça a promoção do município e nos quais este esteja presente, já que, no momento, um conjunto assinalável de produtores vitivinícolas têm vindo a afirmar-se nos últimos anos, recebendo o reconhecimento da crítica pela qualidade dos seus produtos." - Jornal do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário