sexta-feira, 10 de junho de 2011

Algarve: Marchas, manjericos e sardinhas nos santos populares

"Há sempre um arraial à sua espera, para celebrar os Santos Populares, um pouco por todo o Algarve.


Quarteira celebra no Calçadão
Nas noites de 12, 23 e 28 de Junho, Quarteira volta a celebrar os Santos Populares com o tradicional desfile, em que participam 8 marchas.
Participam os pequenos marchantes da Fundação António Aleixo, enquanto “As Florinhas de Quarteira” comemoraram os seus 25 anos.
Segue-se a Marcha da Rua Vasco da Gama, com “As Maravilhas de Portugal”, a Marcha da Rua Gago Coutinho, com “O Amor da Varina e do Pescador”, a Marcha da Rua do Outeiro, com “A Sardinhada Algarvia” e a Marcha de Vilamoura com “As Pérolas do Algarve”.
O desfile encerra com duas das mais emblemáticas Marchas: a da Rua da Cabine, que nos traz o tema “Marcha Portuguesa”, e a da Rua do Pinheiro, com “Cais dos Marinheiros”.
O início dos desfiles está marcado para as 21h00. Todas as marchas participantes farão três atuações: em frente à Praceta Joaquim Agostinho, em frente ao jardim e Bombeiros e no final do Calçadão Nascente.
Este ano, a organização promove no local animação musical, com os artistas Luís Guilherme (dias 12 e 28) e Tony das Favelas (dia 23). E no Largo das Cortes Reais, a partir das 21h30, nas noites de 13, 24 e 29, decorre um baile.

Albufeira oferece sardinhada
Hoje, dia 10 e no sábado, a Academia de Dança LUEL – Arte em Movimento – vai realizar um arraial no piso superior do parque de estacionamento P1, junto ao Pau da Bandeira.
A partir das 16h00, o recinto irá ser palco de uma sardinhada, de um baile com o artista João Dias e da atuação da Classe de Danças de Salão da associação.
Nos dias 12, 23 e 28, a festa é no Largo dos Pescadores de Olhos de Água com gastronomia típica. A partir das 20h00, começa o tradicional bailarico com a atuação de artistas regionais.
Pelas 22h00, o grupo de marchas da freguesia vai desfilar pelas ruas, mostrando que os costumes de outrora não se perderam ao longo do tempo. O tema deste ano é a "A Nossa Freguesia". Para terminar a noite, há que pular a fogueira.
No dia 29 de junho, as Marchas Populares vão passar pelo Largo Eng.º Duarte Pacheco. A Associação do Rancho Folclórico Amigos de Ferreiras e o Grupo de Marchas da ACRODA vão celebrar a quadra com muita música, desfiles e animação.

Portimão anima zona Ribeirinha
Diferentes locais do município de Portimão vão receber nas noites de 9, 10, 18, 23 e 25 de Junho, a partir das 21h30, as Marchas dos Santos Populares, que levam para a rua arcos, balões, manjericos, música e muita animação.
Os desfiles terão lugar no dia 10 na Zona Comercial da cidade, no dia 18 na Zona Ribeirinha de Alvor, e no dia 23 no Polidesportivo da Figueira, enquanto a Marcha Final terá lugar a 25 de Junho na Praça 1º de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Portimão.
Quanto aos temas que inspiraram as sete coletividades participantes, a marcha do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense tem como tema “Portimonense, o Cube da nossa Terra”, e o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha evocará “Os Maios e as Maias”, enquanto “António Aleixo” inspira o GEJUPCE - Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e a Sociedade Recreativa Figueirense tem como mote “As Regiões de Portugal”.
Por sua vez, o Sporting Glória ou Morte Portimonense vai destacar “As Floristas”, ao passo que “Os Mariscadores” servirão de fonte de inspiração para a Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1º de Dezembro, e o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense escolhe “A Monda do Arroz” para a sua marcha.

A Festa sai à rua em São Brás de Alportel
Os Santos populares são celebrados a preceito em São Brás a partir do dia 11 no Sítio da Mesquita, onde atua o Rancho Típico Sambrasense Adro da Capela.
No dia 17 a festa transfere-se para o Parque do Alportel com a marcha “Arco-Íris” e no dia seguinte para São Romão.
No dia de São João, a 24 de junho, a Marcha Popular da Bordeira virá dançar a São Brás de Alportel.

Lagos e Tavira também realizam arraiais
Em Lagos, os festejos acontecem no dia 11 no Centro do Grupo Popular das Portelas a 12 de junho às 20h00 há festa na Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º Maio e nos dias 19 e 26 nos Amigos do Chinicato.
Já em Tavira, os Santos Populares descem à rua 23 na Praça da Republica a partir das 21h30 e no dia 25 o desfile das marchas é no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, à mesma hora." - Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário