quinta-feira, 2 de junho de 2011

Boa Vida e Boa Mesa

"À sombra do claustro do Convento de São Francisco e tendo por cenário a Ria Formosa, provam-se tradições e acepipes, regados pelos vinhos do Algarve, num fim de semana preparado para despertar todos os sentidos. Depois, é flanar Vila Adentro.


“Sentidos & Tradições - Algarve’11” decorre a 3 e 4 de Junho

A receita está destinada a ter sucesso. Produtos locais e artesanais mais a alta cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que está instalada num antigo convento, o de São Francisco, recuperado por um dos mais reconhecidos arquitetos portugueses, Souto Moura.
Junte-se a Ria Formosa, como moldura e a cerca seiscentista das muralhas de Faro e está o quadro completo.
Ao evento chamaram-lhe “Sentidos & Tradições - Algarve’11” , mas também pode ser Mostra gastronómica e etnográfica dos sabores algarvios e decorre a 3 e 4 de Junho.
Os cozinheiros da Escola de Hotelaria vão traduzir receitas originais em tapas, para que a prova possa ser mais extensa e variada, no pátio dos claustros.
No exterior, estarão os produtores de vinho, mel, azeite, flor de sal, doçaria regional, queijos e até as conservas, das quais se recomendam os patés.
E porque é Verão e é Algarve, o tom de festa que dá sabor à boa vida chega pela mão da banda Íris e Amigos, o rock com sotaque da Fuzeta.O certame está aberto das 19h00 horas à 1h00 na sexta e no dia seguinte abre duas horas mais cedo.

A Vila Adentro
Estando no Largo de São Francisco, a porta de entrada mais próxima para o centro histórico, cidade velha ou Vila Adentro, é o Arco do Repouso, inscrito nas muralhas medievais.
Transposto ao arco, surge um dédalo de ruelas que desembocam no largo do Museu Municipal, que vale a visita pelo seu espólio mas também pelo edifício onde está instalado, no pequeno Convento de Nossa Senhora da Assunção, um magnífico exemplar da arquitetura monástica do séc. XVI, construído no local onde existia antes uma judiaria.
Ali perto, está a Sé de Faro, que já foi templo de deuses romanos, a catedral de Ossónoba visigótica e mesquita árabe. Severamente castigada pelo terramoto de 1755, as obras seguintes alteraram significativamente a traça primitiva.
No interior, impera uma decoração em estilo barroco. A cúpula da igreja, tem uma decoração rococó e possui também uma curiosa torre-mirante da qual se avista o esplendor da Ria Formosa.
Antes de sair pelo Arco da Vila, que conduz à baixa comercial e onde se concentra a animação noturna da cidade, vale a pena ir até à Porta do Mar, no lado Sul da Muralha e ainda, descobrir as Galerias de arte Trem, Arco e, na Rua do Rasquinho, a par com palacetes rodeados de jardins, a Galeria Arte a'dentro vocacionada para a arte contemporânea.
As esplanadas dos pequenos cafés não serão s marcos de uma história sucessiva de povos e costumes, mas acrescentam o sal da vida, um lugar onde se pode apreciar com vagares a cegonha de regresso ao seu ninho". - Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário