quarta-feira, 22 de junho de 2011

Algarve: Locais a visitar - Sitio das Fontes

O Parque Municipal das Fontes, ou Fontes de Estômbar, localiza-se no início e ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do Rio Arade, perto da vila de Estômbar, concelho de Lagoa.


É um terreno com cerca de 18 ha (180.000 m2) e um local vasto de ecossistemas onde reina o convívio com a Natureza. Essencialmente procurado para a prática de piqueniques, este parque vê o Rio Arade passar por si vindo de Silves em direcção ao Atlântico. 
Neste parque espera-nos um moinho de maré recuperado que pode ser visitado, uma casa Algarvia reconstruida, um anfiteatro ao ar livre e um percurso para a prática de exercício físico. 
É também importante do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no "Livro do Almoxarifado de Silves", do Século XV, que se refere a uma"(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)".É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a Natureza, etc. Conhecido pela lagoa que se forma com a água das fontes, onde ainda se vai podendo tomar banho.

Sem comentários:

Enviar um comentário