quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto inovador a nível mundial leva internet gratuita a todo o Algarve

"Rede sem fios deve chegar a todas as freguesias da região

Os 16 municípios algarvios vão ter, dentro de três semanas, um total de 100 pontos de internet wireless estrategicamente localizados em zonas de grande afluência, onde será possível viajar pela «world wide web» gratuitamente, a qualquer hora do dia, resultado de uma parceria inovadora a nível mundial.



A Globalgarve, promotora da iniciativa, já há muito queria aumentar a rede de 18 «hotspots» já existentes no âmbito do Algarve Digital, mas essa intenção “demorou três anos a concretizar”, referiu quarta feira, na apresentação do projeto «Olá, aqui há free wi-fi», o diretor-geral da empresa, Paulo Bernardo. 

Para dar corpo à ideia, a Globalgarve encontrou nas empresas Olá e Vex os parceiros necessários, permitindo que o Algarve “fique ainda mais tecnológico e acessível, ao transformar-se na primeira região do país com wi-fi gratuito”. 

O mapa ainda não está fechado mas todas as freguesias da região deverão ter pelo menos um ponto de acesso. “Demos possibilidade aos municípios de escolherem onde deviam ser colocados, e as suas opções passaram pelas sedes de freguesia”, disse Paulo Bernardo, revelando que a componente tecnológica estará finalizada dentro de três semanas. 

“Este projeto permite chegar a mais pessoas nas zonas rurais, embora haja uma distribuição equitativa entre litoral e interior. Nos pontos rurais onde já existe wi-fi gratuito, temos grande afluência de pessoas mais velhas, avós que aprenderam a contactar com os netos de forma diferente”, sublinhou o responsável. 

O acesso à internet passará pela existência de um registo obrigatório com password, sendo que a componente de segurança e gestão dos pontos de acesso fica a cargo da empresa brasileira Vex, que gere dezenas de milhares de «hotspots» a nível mundial. 

“Queríamos adaptar-nos ao mercado local e com o modelo de negócio que encontrámos aqui houve pernas para fazer andar um processo muito complicado mas interessante. Vamos gerir os dados para que os nossos clientes se sintam seguros”, adiantou Paulo Rosa, da Vex Portugal. 

O facto de a Vex já trabalhar com a British Telecom permitirá, por exemplo, adiantou o responsável, que os turistas britânicos que já são clientes registados no seu país de origem não precisem de efetuar novo registo para aceder às redes sem fios situadas no Algarve. 

Aliás, de acordo com Paulo Rosa, esta iniciativa é inovadora até a nível mundial. “Não encontramos um projeto com esta dimensão, que envolva 16 municípios, em mais nenhuma região do planeta”, assegurou. 

O projeto encontra a sua terceira face na empresa Olá, que se pretende apresentar como “uma marca inovadora, atenta e disponível no campo das novas tecnologias, reforçando a proximidade com os clientes”, argumentou o diretor de marketing da empresa, Bruno Almeida. 

Em alguns pontos de acesso, a empresa disponibilizará um quiosque de venda de gelados, permitindo o retorno financeiro à empresa. Sem revelar o investimento efetuado, o responsável disse que o contrato assinado engloba apenas um período de um ano. 

“O nosso patrocínio procura ganhar retorno com as vendas adicionais e a forma diferente de comunicar com o cliente. Digamos que é uma forma de ir a jogo, tirar ensinamentos do modelo e perceber, até, como pode ser exportado para outras regiões do país, caso tenha sucesso”, sublinhou. 

A Globalgarve ficará apenas com o encargo de pagar as linhas telefónicas à PT, mas a “preços baixos” afirmou Paulo Bernardo. “Tivemos, durante estes anos, algumas negociações para avançar com o projeto a preços incomportáveis e hoje temos o dobro da rede a custo zero”, finalizou. 

A lista dos «hotspots» algarvios estará disponível na totalidade, em breve, no sítiohttp://geo.algarvedigital.pt." - Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário