sábado, 18 de junho de 2011

Nova linha de "souvenirs" algarvia lançada por projecto que alia artesãos a designers


"Um "isqueiro do pastor" dos tempos modernos ou uma bolsa para telemóvel feita num tear integram uma nova linha de "souvenirs" que vai ser lançada no mercado algarvio ao abrigo do projecto TASA (Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais).

A linha de 20 novos produtos é fruto de uma aliança desenvolvida no último ano entre dois designers e onze artesãos de zonas despovoadas do Algarve que trabalham materiais como o barro, a palma, cana, verga, cortiça, madeira ou linho.


A ideia foi recriar produtos já existentes mas com uma roupagem contemporânea ou criá-los de raiz sem desvirtuar as técnicas que têm acompanhado várias gerações de artesãos, explicou à Lusa Alice Pisco, da CCDR/Algarve, que promove o projecto.

Desta aliança nasceram uma nova apresentação de um "isqueiro do pastor", sacos de palma tingidos num "degradé" de cores fortes, peças de bijutaria com sementes e frutas secas, chávenas de chá e candeeiros com materiais da região.

A nova linha de produtos é apresentada na segunda-feira na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve num programa que inclui um debate sobre as perspetivas para o futuro do artesanato no Algarve.

Ana Silva, de São Bartolomeu de Messines, é uma das artesãs que participa no projeto e a responsável por recuperar o "isqueiro de pastor" que, com a ajuda dos designers Álbio Nascimento e Kathi Stertzig, ganhou uma dimensão contemporânea." - JN

Sem comentários:

Enviar um comentário