terça-feira, 14 de junho de 2011

Faro: Enfermeiros ensinam o que fazer para salvar crianças de afogamento

"O Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico é uma iniciativa da secção Sul da Ordem dos Enfermeiros e decorre sábado, dia 18 de Junho, entre as 9H e as 18H no Hospital de Faro. Afogamento continua a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 4 anos de idade.


Ministrado por enfermeiros, o curso tem por objetivo ensinar aos pais, professores e educadores os procedimentos de sobrevivência em caso de afogamento.
Ausenda Duarte, da Ordem dos Enfermeiros recorda que o afogamento continua a ser em Portugal a segunda causa de morte entre as crianças até aos 4 anos de idade, afetando mais as crianças do sexo masculino.
A promoção do curso “é um compromisso dos enfermeiros na prevenção de acidentes por afogamento e no ensinamento de procedimentos de suporte básico de vida que podem ajudar a salvar a vida do seu filho”, salienta.

Piscinas exigem vigilância redobrada
Estes acidentes ocorrem sobretudo em piscinas particulares da população residente.
Durante o ano, e em particular na época balnear, é fundamental consciencializar os pais para as questões de segurança no que diz respeito aos equipamentos privados e públicos, bem como alertar para a necessidade de assumirem uma vigilância apertada, "já que as crianças são por natureza curiosas e não têm consciência do perigo porque lhes falta experiência", lembra a enfermeira.
Recordando que não se deve facilitar nas questões de segurança, Ausenda Duarte enfatiza que uma das primeiras regras de segurança é a utilização obrigatória de coletes de salvação ou braçadeiras por parte dos mais novos.
As inscrições para a frequência do curso devem ser feitas pelo telefone 213 815 552 ou pelo mail aqui." - Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário