terça-feira, 28 de junho de 2011

Pescadores da praia de Faro vão ter casa no Montenegro

"Os moradores da praia de Faro com primeira habitação podem vir a ter casa no Montenegro uma vez que o Ministério das Finanças aprovou a transferência de verbas para aquisição de 12 lotes naquela freguesia, disse à Lusa fonte municipal. 


A aprovação da transferência das verbas previstas para aquisição de 12 lotes na Freguesia de Montenegro (Faro), para o realojamento dos agregados de primeira habitação foi feita a 17 de junho pelo Ministério das Finanças, especificou a mesma fonte. 

O protocolo entre a Sociedade Polis Ria Formosa, Câmara de Faro e Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) para realojar famílias com primeira habitação na Praia de Faro também já foi aprovado, adiantou. 

A “requalificação ribeirinha e a aquisição de terrenos – revisão orçamental”, foi um dos pontos da ordem de trabalhos votado favoravelmente esta madrugada na Assembleia Municipal de Faro. 

A bancada do PSD, CDS, PS e BE votou a favor e a CDU e o movimento cívico “Com Faro no Coração” abstiveram-se. 

Com a aprovação, em Assembleia Municipal, da requalificação ribeirinha e a aquisição de terrenos, vai avançar também a execução de um porto de abrigo para os pescadores da praia de Faro. 

O lançamento da obra do Parque Ribeirinho está em curso, prevendo-se a aquisição de três parcelas de terreno, acrescentou a autarquia de Faro. 

O "Polis Litoral Ria Formosa" é um plano estratégico de requalificação e valorização da Ria Formosa, cujo investimento total é superior a 87 milhões e é constituído por uma sociedade em que os municípios de Faro, Olhão, Loulé e Tavira participam com capital social. 

Faro, com 14 por cento do capital social, vai entrar com 3.150 milhões de euros para pagar em cinco vezes, com prazos de seis meses." - Região Sul

2 comentários:

  1. Desculpem lá, os pescadores que fazem a vida na Ria Formosa vão ter de sair de lá, então e a gente que tem as vivendas de luxo? se é para limpar, que se limpe a ilha de vez, se bem eu sei o terreno da ilha não é privado, ou há ocupas de 1ª e de 2ª;
    até parece que estou a ver, o pescador estava a assar um peixinho, e a vizinha do lado (da vivendinha de luxo) não gostou do cheiro, e quem se lixa é o mexilhão.

    ResponderEliminar
  2. A Praia é de todos e não só dos ricos. Os primeiros a habitar esta ilha foram os pescadores. Então que seja tudo para o bem do praia. Se os pescadores saiem todos devem sair. Assim podemos dar uma nova visão a esta praia. Depois é velos de chapéu de sol as costas, caminhando pela berma da estrada. E os restaurantes? bares? Apartamentos? e outros negócios. E o parque de campismo!.

    ResponderEliminar