domingo, 29 de maio de 2011

Redinha ou lavada, arte de pesca que já só é tradição

"A redinha ou lavada arte de pesca que pescadores puxavam à força de braços para a praia, regressa a Quarteira na Festa do Pescador e mostra-se na exposição “Pesca: Pelos mares do Tempo” em Olhão. Numa cidade há petiscos e música e noutra distinções aos homens do mar.


Confirme define a informação junto do modelo exposto no Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão em Faro a “Redinha ou lavada é a arte envolvente de arrastar pelo fundo, praticamente constituída só por asas, sem bolsa e que tem na parte superior o cabo das bóias e no inferior o dos chumbos”.

Não se acrescenta que a mesma era, depois de bem carregada de peixe, arrastada à força de braços, até à praia, pelos pescadores.

A Festa dos Petiscos do Pescador, em Quarteira, recria esta faina no sábado, dia 4, pelas 18h00, agora apresentada como “um quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória”.
Já não é aldeia, mas sim cidade, a Quarteira que repete ano após ano a lavada, para «medir» e exibir a quantidade e qualidade de pescado que ainda se encontra nas águas locais.
Afinal, e apesar de o turismo se ter praticamente assenhoreado da economia da antiga aldeia, esta preserva a sua “alma” piscatória que também transparece nos petiscos, que as famílias apresentam na festa.

A par dos sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, há animação que se estende de 3 a 5 de Junho tendo como palco a Praça do Mar, com espetáculos à tarde com o duo Nestor e Nuno e, à noite, Luis Guilherme canta no primeiro dia do certame, seguindo-se Ezequiel Tomás, estando a noite do dia 5 reservada para Chico Barata.
A Festa dos Petiscos do Pescador é uma organização da Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira (Quarpesca), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.


Olhão e a Pesca pelos mares do tempo

Ambas as festividades celebram o Dia do Pescador que se cumpre a 31 de Maio, terça-feira e é nesse dia que Olhão festeja com a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, no Salão Nobre do Município.

Será depois inaugurada a exposição “Pesca: Pelos Mares do Tempo”, no museu da cidade.
A mostra pretende ser uma viagem no tempo para retratar a evolução da arte da pesca, desde os seus primórdios, onde o homem utilizava ainda instrumentos muito rudimentares até à actualidade.

Retrata, ainda, a indústria da pesca, nas suas mais diversas formas e a sua paulatina evolução ao longo dos séculos, acompanhando os avanços da tecnologia.
As técnicas utilizadas, os apetrechos que chegaram até hoje, serão os principais temas abordados na exposição. Partindo deles, abordar-se-á a pesca enquanto forma de subsistência, a sua evolução ao longo dos séculos, numa tentativa de responder à questão: Como era?


Pescadores participam na iniciativa Limpar o Mar

A iniciativa Limpar o Mar voltou a convidar os pescadores olhanenses a participar defesa do ambiente, trazendo para terra os detritos encontrados durante as suas deslocações de trabalho, no alto mar ou na Ria Formosa.

A intenção é consciencializar o setor das pescas para a preservação do mundo subaquático e promover alterações de comportamentos, também na comunidade escolar que depois irá catalogar os detritos recolhidos, entre os dias 23 e 27 de Maio, pelos profissionais da pesca.
Vencem as embarcações que, durante este período, mais resíduos entregarem à organização, no porto de pesca de Olhão.

O programa Limpar o Mar, junta o Município a Ecoteca e a Associação OlhãoPesca, num alerta sobre o ambiente marinho, já que os detritos lançados ao mar demoram centenas de anos a biodegradar.

São exemplos disso o vidro que se mantém por período indeterminado, as garrafas de plástico (450 anos), os pacotes de leite (100 anos), a madeira pintada (13 anos), os resíduos radioactivos (250 mil anos), as fraldas descartáveis (450 anos), pastilhas elásticas (5 anos), linhas de pesca (650 anos), latas de alumínio (200 anos) ou copos de plástico (50 anos)." Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário