quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inquérito a casos de cegueira quase concluído

"O inquérito ao caso das quatro pessoas que há quase um ano ficaram parcialmente cegas após uma operação numa clínica em Lagoa, no Algarve, poderá estar concluído "a curto prazo", disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República.


Segundo a mesma fonte, está neste momento em curso uma carta rogatória que, depois de recebida, pode levar à conclusão do inquérito - agora sob a alçada do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora -, a curto prazo.
Já passou quase um ano desde que o Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos doentes da clínica I-QMed, operados aos olhos a 20 de Julho do ano passado, mas até agora o clínico que os operou ainda não foi constituído arguido.
O último desenvolvimento do processo remonta a Setembro, altura em que a Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o oftalmologista Franciscus Versteeg por haver "provas de prática médica grosseira".
Para o advogado dos quatro doentes, António Vilar, a dedução de acusação contra o médico pode estar atrasada devido à dificuldade em notificá-lo já que o clínico terá alegadamente regressado à Holanda.
Dos quatro doentes, três idosos submetidos a cirurgia para as cataratas ficaram irremediavelmente cegos de um olho. A mulher de 35 anos que fez uma operação para colocar lentes intraoculares nos dois olhos ficou apenas a ver sombras." - http://www.dn.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário