sexta-feira, 27 de maio de 2011

Continua a luta contra a introdução de portagens na Via do Infante


"A Comissão de Utentes da Via do Infante e o movimento “Algarve – Portagens na A22 Não”, criado no Facebook, não desarmam e, no próximo sábado, organizam uma nova marcha de protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante, desta vez em Faro e denominada “Marcha do Aeroporto”.
A concentração está agendada para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), às 16h00, de onde os automobilistas seguirão em marcha lenta, pela EN-125, a caminho da rotunda do aeroporto e, posteriormente, rotunda do Fórum Algarve, terminando no Largo de S. Francisco.
De acordo com a organização, está previsto que esta ação de protesto conte com a participação de utentes espanhóis, tal como já tinha aconteceu na “Marcha do Guadiana”, entre os quais autarcas e líderes partidários, facto que levará a que este protesto volte a adquirir uma dimensão internacional.
“As portagens na Via do Infante irão afetar gravemente as relações sociais e económicas, tanto na região do Algarve, como na Andaluzia”, defendem os organizadores do protesto, sublinhando que “o Algarve e os algarvios vão novamente transformar a sua indignação em revolta, pois sabem que as suas reivindicações são justas”.
Nos últimos meses, os algarvios já deram fortes provas que não querem portagens na Via do Infante, realizando quatro marchas de protesto (8 de outubro, 26 de novembro, 19 de março e 9 de abril). Recorde-se que só a ação levada a cabo a 19 de março, contou com a participação de milhares de viaturas e de cerca de 10 mil pessoas.
Candidatos “devem clarificar a sua posição” 
Considerando que o PS e o PSD são “os grandes responsáveis pela introdução de portagens no Algarve”, a organização dos protestos desafia os candidatos a deputados, “principalmente destes dois partidos”, que concorrem pelo Algarve, para definirem se são a favor ou contra a introdução de portagens na região.
“Deverão clarificar de vez a sua posição, assumindo assim todas as responsabilidades. A organização deste grande protesto desafia os candidatos às eleições legislativas pelo Algarve, de todas as forças políticas concorrentes, a participarem nesta ação. E que declarem que se oporão no Parlamento à introdução de portagens na A22, caso sejam eleitos deputados”, referem os responsáveis da Comissão de Utentes da Via do Infante e do movimento “Algarve – Portagens na A22 Não”.
O Algarve volta a revoltar-se porque “não vai aguentar portagens na Via do Infante”, frisam os mesmos organizadores, defendendo que as portagens “significam mais crise em cima da crise”, bem como “o colapso do tecido económico e social da região”.
A Comissão de Utentes da Via do Infante e o movimento “Algarve – Portagens na A22 Não”, lembram ainda que a introdução de portagens na A-22 significa “mais congestionamento e acidentes” na EN-125, que consideram “uma rua urbana em obras, cuja requalificação mal começou e que vai transformar-se de novo na estrada da morte”.
“Só a determinação, a unidade e luta dos algarvios serão capazes de quebrar a arrogância dos governantes e de todos aqueles que querem colocar portagens na Via do Infante”, concluem os organizadores do protesto.
O início da introdução de portagens na Via do Infante e em mais três SCUT (vias Sem Custos para o Utilizador) do país estava agendado para o dia 15 de abril, mas o Ministério das Obras Públicas decidiu suspender o pagamento até às eleições de 5 de junho, alegando que a medida seria “inconstitucional” dado o Governo estar em gestão." - Jornal do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário