segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dormidas no Algarve aumentaram 10% em Julho

O Algarve foi a região do país a receber mais turistas. Brasileiros, ingleses e espanhóis foram os que mais visitaram Portugal.


O número de turistas no Algarve aumentou 9,5% em Julho em comparação com o período homólogo.
O número de turistas no Algarve aumentou 9,5% em Julho
em comparação com o período homólogo

Os estabelecimentos hoteleiros portugueses receberam em Julho 5,1 milhões de dormidas, mais 10% em comparação com o mesmo período de 2010, enquanto os proveitos totais subiram 11,1%, informou hoje o INE.

O Algarve foi assim a principal região portuguesa a receber turistas em Julho, com 44,6 % do total das dormidas - mais 9,5% que em Julho de 2010 - beneficiando, segundo o índice de actividade turística do Instituto Nacional de Estatística (INE), do "expressivo aumento da procura por parte de alguns dos principais mercados emissores da região".

A actividade turística em Portugal continuou em alta no mês de Julho, com aumentos no número de dormidas, maior ocupação, melhor rendimento por quarto disponível e mais proveitos totais e de aposento.

De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas na hotelaria cresceram 10% em Julho, atingindo os 5,1 milhões. Este resultado contribuiu para alcançar um acumulado de 22,1 milhões de dormidas entre Janeiro e Julho (mais 9% que em 2010).

Dois terços do total das dormidas tiveram origem nos mercados externos, que cresceram 14,7% em Julho. A generalidade dos mercados estrangeiros cresceu a dois dígitos, com destaque para o Brasil (mais 32,5%), Reino Unido (20,8%), Espanha (18,1%), França (12,2%), Holanda (11,5%) e Itália (10,5%).

Os turistas nacionais prosseguiram a trajectória de crescimento (mais cerca de 2% em Julho, para 1,7 milhões de dormidas), perspectivando-se uma evolução positiva nos restantes meses de Verão devido à concentração de férias nesta altura do ano.

O aumento da procura reflectiu-se na melhoria da actividade em todas as regiões, em particular a Madeira (mais 19,5% de dormidas em Julho), o Alentejo (12,3%) e o Algarve (9,5%). A taxa de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros aumentou para 56%, crescendo mais na Madeira, Lisboa e Algarve.

Segundo os dados do INE, os bons resultados da ocupação e dormidas foram particularmente sentidos nas unidades hoteleiras mais qualificadas, como hotéis, hotéis-apartamentos e pousadas. As dormidas cresceram mais nos cinco estrelas, com destaque para os hotéis (mais 32,4%) e hotéis-apartamentos (mais 79,4%).

Quanto aos proveitos, aumentaram 7,5% nos primeiros sete meses - para mil milhões de euros -, destacando-se o contributo da Madeira, Alentejo e Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário