sábado, 21 de julho de 2012

Finalmente: Incêndio na serra algarvia está dominado

O incêndio que lavra desde quarta-feira na serra algarvia foi hoje dominado na tarde deste sábado.

A informação foi prestada pelo segundo comandante nacional da Proteção Civil, José Codeço, revela a agência Lusa.

A probabilidade de a área afetada pelas chamas se alargar é muito reduzida mas, existem ainda focos do incêndio que merecem especial atenção, como a norte do concelho de São Brás de Alportel e na zona junto a Cachopo, em Tavira.

 

«As forças ainda estão no terreno e foram consideradas em todos os setores como sendo suficientes, pelo que nós podemos declarar o incêndio dominado», disse José Codeço acrescentando que os meios deverão manter-se para combater eventuais reativações.

Segundo o responsável, näo há justificação para começar a retirar os meios acionados para o combate - mais de 1.000 operacionais e treze meios aéreos -, ponto que vai ainda ser abordada num briefing com o comando nacional.

José Codeço sublinhou que poderá ainda haver frentes ativas, mas dentro do perímetro do incêndio (aproximadamente 75 quilómetros), pelo que a probabilidade de a área atingida se estender é muito reduzida.

«As forças que estão no terreno de imediato combatem essas reativações", concluiu.

A informaçäo disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Proteçäo Civil informa ainda que todos os incêndios ativos neste momento no Continente estão em fase de resolução.

Fonte: TVI24

2 comentários:

  1. GRAÇAS A DEUS NOSSO SENHOR QUE O INCÊNDIO TERMINOU!
    Foi uma grande calamidade que ameaçava "acabar" com vidas das pessoas, e não só: com a Natureza.
    A gente tem que estimar mais a Natureza, seres vivos e fazer o possível para que nada disto aconteça.

    Espero que quem tivesse colocado o fogo, termine sendo castigado.

    ResponderEliminar
  2. 20.000 hectares ardidos so no concelho de Tavira. 60% da freguesia de Cahoppo ardeu. dezenas de pessoas desalojadas.Uma das regiões mais bonitas a norte de sao braz de alportel ardeu: cerca de duas dezenas de habitações " foram-se".Dezenas de proprietarios perderam todos os seus bens resultado de UMA VIDA de trabalho.Onde estava a protecção? ora que, antes havia locais vigiados quase todo o ano por jovens escuteiros? como foi possivel isto acontecer nestas proporções? sera que aqui tambem a Troika meteu o "dedo"? E a coordenação como foi? Tenham vergonha, demitam-se Ja temos miséria que chegue.... Jsilva

    ResponderEliminar