sábado, 21 de julho de 2012

Norte de São Brás de Alportel é a zona mais preocupante

A Protecção Civil retirou durante a noite habitantes da povoação de Javali, em São Brás de Alportel, que é neste momento a zona mais preocupante do incêndio que lavra no Algarve há três dias.


De acordo com o segundo comandante nacional da Protecção Civil, coronel José Codeço, a zona "norte do concelho de São Brás de Alportel, passando por essa povoação de Javali, é verdadeiramente a zona preocupante deste incêndio" e onde as autoridades concentraram as operações de combate.

"O vento esteve [durante a noite] bastante mais forte do que era previsível para esta zona. Tivemos algumas situações verdadeiramente preocupantes, particularmente a norte de são Brás de Alportel, onde tivemos necessidade de retirar uma série de pessoas de habitações a norte do concelho, até à população de javali", contou.

Segundo o responsável, as pessoas foram retiradas com a ajuda da GNR e o seu realojamento foi coordenado pelos serviços da câmara de São Brás de Alportel.

José Codeço afirmou que a Protecção Civil está a "envidar todos os esforços para que o fogo não chegue a alguns pontos estratégicos, nomeadamente um ponto de referência que é o Barranco do Velho".


Durante a noite chegaram mais nove máquinas de rasto, das quais três vieram de Santarém com um grupo de apoio e outras três do Exército.

"Alocámos a esta zona dois grupos dos incêndios florestais do Porto e desde hoje de manhã oito meios aéreos pesados, quatro helicópteros e quatro aviões", acrescentou, salientando que "as pessoas devem confiar nos trabalhos dos operacionais que estão no terreno" e "evitar transitar nas zonas onde estão as colunas com viaturas, a não ser que seja extremamente necessário".

O incêndio em mato que atinge os concelhos de Tavira e de São Brás de Alportel continuava às 08h00 de hoje activo em duas frentes.

A essa hora, mantinham-se no combate 1.040 operacionais, entre os quais 707 bombeiros e 30 membros do grupo de intervenção da GNR. Os homens estavam a ser ajudados por 260 veículos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário