segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nova situação 'alarmante' com fogo perto de povoação

As autoridades registam hoje à tarde dois pontos de reacendimento do incêndio que deflagrou na quarta-feira no Algarve e num dos locais o fogo está perto de uma povoação, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Cachopo, Tavira.


Sidónio Barão disse à Lusa que houve um reacendimento na zona de Tafe, no concelho de Tavira, e outro na zona de Montes Novos, já no município de Loulé. Neste segundo caso, «o fogo está perto da população e a situação é alarmante».

Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil na internet, às 14:52 foram accionados dois helicópteros bombardeiros pesados para o combate ao incêndio, dominado no sábado ao final da tarde. Há também a indicação, às 14:00, de que continuavam a decorrer os trabalhos de «consolidação da extinção».

O fogo deflagrou na sequência de um reacendimento, ao início da tarde, do incêndio que começou na quarta-feira na serra algarvia e foi declarado como dominado ao quarto dia, no sábado.

A combater o fogo estão 84 operacionais, dos quais 53 são bombeiros, apoiados por 18 viaturas e oito meios aéreos: cinco helicópteros bombardeiros e três de ataque inicial.

O presidente da Junta de Freguesia de Salir, Deodato João, disse à Lusa que a zona de Montes Novos é um dos maiores aglomerados da freguesia.

De acordo com o autarca, a zona, onde hoje de manhã já tinha havido um reacendimento que foi rapidamente dominado, é de difícil acesso e tem muitas habitações e cortiça empilhada.

Montes Novos fica perto de Besteirinhos, já no concelho de São Brás de Alportel, aonde o fogo chegou nos últimos dias, embora nunca tenha chegado a propagar-se para o concelho de Loulé.

Segundo o autarca, apesar de ter circundado a freguesia de Salir, o fogo não chegou realmente entrar no território, tendo consumido floresta até à fronteira do concelho de São Brás com o de Loulé.

Para tentar delimitar a zona, nos últimos três dias foram feitos aceiros à volta daqueles montes, com máquinas de rasto do exército, concluiu.

Fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário