domingo, 22 de julho de 2012

Incêndios: Comandante nacional recusa avaliar operação e mantém confiança no dispositivo

O comandante nacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, recusou hoje avaliar a operação de combate aos incêndios, que nos últimos dias atingiram o Algarve, afirmando apenas que mantém total confiança no dispositivo. 

O incêndio florestal, que deflagrou em Tavira e se estendeu a São Brás de Alportel, foi, na tarde de sábado, declarado como dominado, dada a probabilidade de a área afetada pelas chamas se alargar ser considerada como muito reduzida. 


Os autarcas dos concelhos envolvidos, São Brás de Alportel e Tavira, apontaram algumas falhas na coordenação das operações, o que conduziu, no seu entendimento, a que o incêndio se propagasse muito rapidamente. 

"No final, veremos se houve coordenação ou se não houve coordenação, durante a situação de emergência, se alguém proferiu essas declarações, não tenho qualquer comentário a fazer", referiu Vaz Pinto. 

O também anterior comandante distrital de operações de socorro de Faro frisa que mantém a total confiança no dispositivo, mas admite que em alguns locais os meios não tenham chegado no tempo adequado. 

No entanto, argumenta que perante determinada emergência, é necessário decidir "em prol do todo e não do particular". 

Vaz Pinto relata que um técnico florestal com quem falou no sábado lhe dizia que em duas horas o incêndio consumiu 7.000 hectares, algo a que confessa nunca ter assistido. 

"Nunca assisti a um fenómeno destes. Não me recordo de ter acontecido uma situação de tanta complexidade e já ando nisto há alguns anos", referiu. 

O comandante nacional sublinha que o combate a este incêndio foi muito difícil, atendendo a que as projeções eram feitas a quilómetros de distância. 

"Esta operação teve os meios adequados, foi uma operação muito complexa, os combatentes andaram sempre atrás dos incêndios, e só ontem é que foi possível uma janela de oportunidade para colocar os meios à frente dos incêndios", observou. 

"O principal objetivo é salvaguardar a vida das pessoas e até ao momento foi conseguido, pois não há vítimas a lamentar", concluiu.

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário