sábado, 21 de julho de 2012

Fogo passou barreira de proteção de habitações em São Brás de Alportel

O fogo que está a ameaçar casas em São Brás de Alportel passou a barreira montada pelos bombeiros e incendiou a vegetação em redor das habitações, constatou a Agência Lusa no local.


Os bombeiros tinham montado uma linha de defesa no topo da colina que dá para o vale onde está situado o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, mas o forte vento fez o fogo passar por cima e tornou inglório o esforço feito até aí para defender a zona.

A Agência Lusa assistia às operações e à progressão do fogo junto a uma família que ainda se encontrava perto da sua habitação e todos nessa altura abandonaram a zona.

O sentimento dominante era de impotência face ao fogo e incompreensão para com o trabalho de prevenção que, na sua opinião, deveria ter sido feito ao final da tarde, o que consideram que teria evitado a progressão até à zona do Bico Alto.

"O fogo era uma coisa de nada, num monte ali à frente, esteve lá um jipe, identificou o fogo mas não fizeram mais nada. Só depois, quando já era tarde, é que mandaram um autotanque", lamentou um dos moradores, António Rodrigues.

Igualmente no local estava um empresário, de 76 anos, que disse á Agência Lusa, nunca ter visto um fogo tão grande na zona, em toda a sua vida.

"Houve um fogo há oito anos, mas não me recordo de um fogo tão grande como este. A situação está muito má e agora o vento ainda veio piorar mais. Temos todos de ir embora", afirmou.

Ao final da tarde de sexta-feira, o forte vento provocou o reacendimento do incêndio em Arimbo e levou-o para "as portas de São Brás de Alportel", designadamente na zona de Bico Alto, na parte mais alta da localidade, onde "coloca dezenas de casas em risco", disse um vereador da autarquia.

Vítor Guerreiro, que tem o pelouro do Ambiente e Espaços Verdes, adiantou que já tinha sido dada ordem de evacuação da aldeia de Tereja, cuja população é composta sobretudo por pessoas idosas.

De acordo com a página oficial da autoridade Nacional de Proteção Civil, cerca das 23:30 estavam no local mais de 1.000 bombeiros, apoiados por mais de 250 viaturas operacionais, a combater o incêndio com duas frentes ativas.

Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário