segunda-feira, 30 de abril de 2012

Barcos da sardinha algarvios regressam ao mar

A frota de barcos de pesca da sardinha do Algarve regressa ao mar a partir de amanhã, depois de 45 dias de paragem devido ao defeso imposto para a captura desta espécie de pescado. Mas a quantidade de peixe que os pescadores vão poder capturar até ao final do próximo mês será reduzida. 


De acordo com um despacho do Governo, as duas organizações de produtores do Algarve têm como limite de capturas, para os primeiros cinco meses deste ano, 652 toneladas de sardinha. Até ao início do defeso, a 15 de Março, já tinham sido pescadas cerca de 534 toneladas, pelo que restam apenas 118 toneladas. "É pouco, o que vai obrigar os pescadores a alguma contenção" referiu ao CM Mário Galhardo, presidente da Barlapescas.

Em relação ao resto do ano, o Governo ainda não definiu as quotas a atribuir. "Está a ser analisada a quantidade que será permitida em Junho e Julho. Defendemos que esse valor não pode ser inferior ao do ano passado, pois, caso contrário, tornaria a pesca inviável", refere o dirigente.

As restrições impostas à captura da espécie resultam de uma avaliação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, que revelou diminuições consideráveis da quantidade total de sardinha no mar, desde 2005, e propôs uma redução de cerca de 50% nos desembarques este ano, em comparação com 2011.

FROTA ALGARVIA CONSTITUÍDA POR 50 BARCOS

A frota de pesca da sardinha no Algarve conta com meia centena de embarcações, que se dedicam quase em exclusivo à captura desta espécie de peixe.

Os pescadores algarvios já tinham sido obrigados a parar, no final do ano passado, por decisão da Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura, que alertou após ter sido atingida a quota anual de captura, que no ano de 2011 foi de 55 mil toneladas.

Este ano, o defeso da espécie decidido pelo Governo e obrigou a nova paragem, de 15 de Março até 1 de Maio, depois de estudos terem revelado que há menos sardinha no mar. Até 15 de Março já tinham sido capturadas 534 toneladas de sardinha.


1 comentário:

  1. PORTIMÂO ERA MESMO LINDO COM ESTES BARCOS DA SARDINHA
    GOSTARIA VER ZONA RIBEIRINHA COMO ERA MAIS TURISTAS .E ESTA GENTE MÀ : DAQUI PARA FORA

    ResponderEliminar