quarta-feira, 25 de abril de 2012

Algarve já começou a comemorar os 38 anos do 25 de Abril



Música e desporto em Castro Marim

Castro Marim assinala o 38.º aniversário do 25 de Abril com um programa de atividades onde a música e o desporto vão estar de mãos dadas.

A jornada comemorativa começa às 8h00 com a alvorada e o lançamento de morteiros, seguindo-se o hastear da bandeira nacional no edifício dos paços do concelho e a tradicional largada de pombos. Uma hora e meia depois, a Banda Musical Cas-tromarinense realiza a tradicional arruada pelas ruas da vila, prosseguindo com um desfile pelas localidades de Furnazinhas, Odeleite, Alta Mora, Azinhal, Junqueira, Monte Francisco, Rio Seco, São Bartolomeu do Sul e Altura.

Às 10h00 terá lugar o Passeio de Família que irá reunir dezenas de famílias para um passeio de bicicleta, cujo ponto de encontro é a sede do CD Alturense.

A encerrar as comemorações, às 15h00, no campo de futebol 11, em Altura, realiza-se um jogo de futebol entre adeptos do Benfica e do Sporting.

Tributo a Zeca Afonso em Faro

O ponto alto das comemorações na cidade de Faro será esta noite, terça-feira, dia 24, com o espetáculo Tributo a Zeca Afonso, que decorre a partir das 22h00, no Passeio da Doca.

Outra das iniciativas é a exposição “25 de abril, Um Olhar Sobre a Liberdade”, com trabalhos realizados pelas turmas do 1.º ciclo do concelho. A mostra de cartazes, alusivos aos principais símbolos e mensagens proporcionadas por essa nova página da história do país, desenhados por artistas de tenra idade, vai estar patente no Museu Municipal de Faro, até 6 de maio.

S. Brás com atividades para quatro dias

Em S.Brás de Alportel, o 25 de abril é comemorado com diversas atividades repartidas por quatro dias.

O Festival Contos da Liberdade teve a primeira sessão no passada semana, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, e regressa no dia 28, desta vez ao Vintage Lounge Bar, às 22h00.

Hoje, terça-feira, realizam-se atividades comemorativas no Museu do Trajo, a partir das 19h00. Esta noite, a partir das 21h30, a Zen Arte organiza um sarau de música e de poesia intitulado Tributo aos Cantautores de abril, com as atuações de Ricardo Martins (piano e voz solo), finalista do Festival RTP da Canção 2010, Nuno Martins (guitarra) e Paulo Pires (acordeão e coros).

Amanhã, às 10h00 realiza-se o tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, na localidade de Machados.

Luís Galrito e Canto Livre em Olhão

O “cantautor” Luís Galrito chega ao Auditório Municipal de Olhão acompanhado pelo grupo alentejano Canto Livre. Ambos prometem fazer o público cantar com alma na esta noite, a partir das 21h30.

Mas a maioria das iniciativas decorrem, amanhã, quarta-feira, dia 25. Na Fuzeta haverá canções, histórias e conversas sobre o 25 de abril, bem como o visionamento de vídeos alusivos à data (15h00, no salão multiusos da junta de freguesia), seguidos da atuação dos alunos da escola de música da Associação Cultural Fuzetense (17h00, na Praça da República).

Para Moncarapacho está previsto um baile convívio com as atuações de Filipe Romão e de Tony das Favelas (15h00, no pavilhão multiusos).

Na sede de concelho, o estádio municipal acolhe um torneio de futebol.

Em Pechão realiza-se a iniciativa “Pechão em Festa Pela Liberdade”, com animação desportiva e cultural, a partir das 10h20, bem como uma homenagem aos antifascistas de Pechão (12h00, em frente à placa evocativa) e um torneio de futsal (18h00, na zona desportiva).

Loulé celebra com filme “Capitães de abril”

Em Loulé, a celebração desta data começa esta noite com o filme “Capitães de Abril”, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano.

No dia 25, depois das habituais cerimónias que incluem o hastear da bandeira nacional, serão entregues os talhões de terreno nas hortas sociais de Loulé.
O espetáculo “E Foi Assim que abril Chegou” começa às 16h30.

Ao longo do dia realizam-se ainda diversas atividades desportivas que incluem minigolfe, râguebi e karaté, entre outras.

VRSA com animação na Praça Marquês de Pombal

Em Vila Real de Santo António haverá animação ao longo de todo o dia na Praça Marquês de Pombal, com atividades desportivas e culturais e com a participação de associações e clubes do concelho.

Mas as comemorações começam logo pela manhã, com as habituais cerimónias que incluem o hastear das bandeiras, a sessão solene e a distribuição de cravos. Está ainda previsto um momento musical.

Albufeira assinala 38.º aniversário da Revolução dos Cravos

Evocando o espírito de há 38 anos, o povo volta a sair à rua para comemorar mais um aniversário da Revolução dos Cravos.

Em Albufeira, as festividades prolongam-se por todo o dia com atividades diversas.
Logo pela manhã, o largo dos paços do concelho será palco das cerimónia protocolares.

De seguida, a autarquia irá inaugurar a rua José Cabrita “Santos”, em homenagem ao ex-presidente da junta da Guia, falecido em 2010. Após esta inauguração, o executivo irá visitar o parque de estacionamento construído junto ao recinto escolar, com 150 lugares.

Pelas 18h00, será inaugurado o mais recente posto de turismo de Albufeira. O edifício situa-se junto ao posto de abastecimento da entrada da cidade, integrando a empreitada de requalificação da zona, que tota-lizou um investimento de 6,8 milhões de euros.

Portimão celebra a liberdade e a democracia

A quarta e última assembleia participativa, que está agendada para o dia 25, no salão nobre da câmara de Portimão, a partir das 17h00, é um dos momentos altos das comemorações que celebram a liberdade e a democracia neste concelho.

Por outro lado, com o patrocínio da câmara de Portimão e o apoio do Teatro Municipal de Portimão, no dia 24, pelas 21h30, terá lugar um espetáculo comemorativo com a prestação de Ondina Santos, Tuniko Gou-lart, João Rocha, Vasco Ramalho e o coro do Conservatório de Portimão-Joly Braga Santos, que interpretarão temas do repertório de Zeca Afonso.

As celebrações incluem ainda as atividades oficiais (24 e 25), assim como diversas festividades dinamizadas pelo movimento associativo do concelho.

Lagos recorda o Dia da Liberdade

O município de Lagos preparou um programa diversificado que, este ano, começou no passado dia 20 e vai prolongar-se até ao dia 29.

Da cultura, ao desporto e às habituais cerimónias protocolares, muitas são as atividades propostas e a realizar em todo o concelho.

Hoje, será apresentada na biblioteca municipal uma exposição bibliográfica intitulada “…Porque é Livre como o Vento! – Leitura proibida no Estado Novo”.

O dia 25 contará com as habituais cerimónias protocolares, e para o dia 28 está prevista uma cerimónia de descerramento de placas toponímicas, na qual o município prestará homenagem a diversos escritores e cantores de Portugal.

Silves comemora data com várias atividades

Até ao dia 29, terão lugar, em diversas freguesias do município de Silves, várias atividades desportivas, culturais, religiosas e protocolares.

Na cidade de Silves, decorrerá o concerto “Jazz com todos”, a “Segunda Mal’Dita”, pinturas ao vivo, passeio de btt, exposição de pintura, arruada com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, marcha pedestre e passeio todo-o-terreno.

Lagoa promove passeio de BTT Rota das Freguesias

O I Passeio de BTT Rota das Freguesias vai realizar-se amanhã, dia 25, e está integrado nas comemorações do 25 de Abril do município de Lagoa.

Este passeio tem como principal objetivo o convívio e a prática desportiva. A partida será feita do pavilhão desportivo municipal Jacinto Correia de Lagoa, pelas 8h45, sendo a partida oficial junto aos paços do concelho após o hastear da bandeira. A prova é aberta a todo o público em geral, com idade igual ou superior a 12 anos. Haverá dois percursos, um de 25 quilómetros e outro de 50 quilómetros, sendo que o percurso curto é coincidente com a primeira parte do percurso grande e decorrerá em conjunto.

Vila do Bispo assinala Dia da Liberdade com bailes e desporto

As comemorações no município de Vila do Bispo estendem-se até ao dia 28 com diversas iniciativas.

Bailes musicais, torneios de cartas e petanca e jogos tradicionais, fazem parte da programação preparada pela autarquia, assim como contos infantis, sessão de cinema temático e poesia alusiva ao 25 de abril.

Marenostrum em Tavira

No âmbito das celebrações do 38.º aniversário do 25 de Abril, realiza-se, no Dia da Liberdade, pelas 21h30, no jardim do Coreto, em Tavira, o concerto da banda Marenostrum.

A banda local, para além dos temas dedicados a esta data, apresenta a sua versão das músicas do mundo, num espetáculo onde o corridinho vai ao baile com a morna ao som dos Balcãs e Médio oriente, sempre com o mar lusitano e as nossas raízes como pano de fundo, criando um ambiente único e conseguindo trazer aos sentidos o cheiro da maresia e a beleza da serra.

Sem comentários:

Enviar um comentário