quarta-feira, 25 de abril de 2012

ARS do Algarve alerta para falsos rastreios de AVC

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve recomenda à população especial atenção em relação a alegados rastreios de AVC (acidente vascular cerebral) efetuados por entidades com fins comerciais.

Burlões dizem ser profissionais do Ministério da Saúde,
oferecem rastreios gratuitos e depois tentam vender colchões

Tendo tomado conhecimento de várias participações, a ARS Algarve verificou que a forma de atuação desses indivíduos obedece a um esquema sempre semelhante:

  • Apresentam-se como profissionais do Ministério da Saúde, efetuam um contacto telefónico para casa das pessoas convidando-as a beneficiar de um rastreio gratuito de AVC, com assistência prestada por pessoal especializado;
  • É marcada uma data específica num determinado local, em horário pós laboral;
  • No local, as pessoas são confrontadas com um rápido questionário e encaminhadas para uma promoção comercial que visa promover a aquisição de serviços ou vendas de produtos, nomeadamente, colchões.

Estes atos, agora denunciados, são suscetíveis de afetar a confiança dos utentes nos rastreios legítimos, efetuados no âmbito dos programas do Ministério da Saúde em colaboração com entidades públicas e privadas, com intuito de promover a prevenção e deteção precoce de determinada doença ou outra condição.

A ARS Algarve promove ativamente ações de rastreio junto da população, em diversas áreas da saúde, que publicita no seu site da Internet, divulgação essa que complementa através de cartazes, afixados nos centros de saúde e unidades funcionais, devidamente autenticados e de autoria inconfundível, e nunca por contacto pessoal, designadamente telefónico.

Perante a gravidade da situação e tendo em conta a referência ilícita por parte destas entidades comerciais ao Ministério da Saúde, a ARS Algarve participou às autoridades competentes as referidas ocorrências.

Condenam-se estas iniciativas comerciais, que não visam outro fim senão a promoção de produtos, e que são contrárias ao modo de intervenção científico e social da ARS Algarve e aos seus objetivos de prestação de cuidados de saúde de qualidade à sua população.

Em caso de dúvida em relação a rastreios alegadamente efetuados em colaboração com o Ministério da Saúde, esclareça-se junto da ARS Algarve sobre a veracidade de tais iniciativas, através do telefone 289 889 900 (Gabinete do Cidadão, Relações Públicas e Comunicação) ou pelo e-mail gabcidadao@arsalgarve.min-saude.pt. Se participou num rastreio falso denuncie.

Sem comentários:

Enviar um comentário