quinta-feira, 26 de abril de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia do Camilo

A esplanada no topo da arriba oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha de costa entre Lagos e o concelho de Albufeira, com uma ampla perspectiva sobre o oceano salpicado pelos triângulos brancos dos veleiros. Uma grande escadaria de pedra dá acesso à praia, percorrendo uma zona de matos com plantas típicas do barrocal algarvio: carrascos, aroeiras, roselhas e sargaços. 


Na face da arriba mais exposta ao mar, dominam a salgadeira e a barrilha, plantas bem adaptadas à salsugem. Uma enorme formação rochosa divide o areal, é possível atravessá-la através de um túnel estreito e húmido, escavado à mão, onde se observam muitas conchas marinhas embutidas na rocha. Para trás da praia, a arriba é macia e rubra, de natureza areno-argilosa, muito ravinada. Já a ladear o areal dominam os tons ocres das arribas talhadas em calcarenitos, formando relevos típicos como leixões, arcos e sapas. Inúmeras aves apreciam as plataformas rochosas dos leixões, inacessíveis a predadores, sendo comum observar nesta praia corvos-marinhos, gaivotas e guinchos.


Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso: viário alcatroado a partir de Lagos, subindo a Av. dos Descobrimento e virando à esquerda na rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros, seguindo na direcção da Ponta da Piedade. A Praia do Camilo está sinalizada. Estacionamento pequeno mas ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário