Cinco praias que nem imagina que existem no Algarve. Cinco sugestões de verdadeiros paraísos, sem a agitação dos areais mais concorridos.
Apesar de localizada junto a alguns aldeamentos turísticos, a Praia do Carvalho, na zona do Carvoeiro (Lagoa) não é invadida por hordas de turistas nórdicos. Chega-se por uma estrada de terra batida numa ravina um pouco inclinada, com um pequeno local de estacionamento para deixar o carro. O acesso ao areal é garantido por uma escadaria que nos conduz a dois túneis naturais cavados na rocha. Uma diversão para os miúdos! A água é cristalina e muito calma, ótima para o mergulho. Existem até pequenas grutas naturais para explorar!
A Praia do Barranco é, sem dúvida, um pequeno paraíso secreto! Na zona de Porches (Lagoa), esta pequeníssimo areal é apenas acessível por barco ou através de uma caminhada por carreiros a partir da Praia da Albandeira. O mar é muito calmo, de águas límpidas e muito apetecíveis. O areal é pura areia fina e branca as falésias envolventes são sinónimo de sossego absoluto, apenas interrompido por canoístas e outras embarcações de recreio que visitam ocasionalmente a praia.
Perto dali, a Praia do Barraquinho não fica atrás em termos de beleza em relação à Praia do Barranco. Para aceder ao areal, o melhor é de barco, mas um todo-o-terreno faz o serviço. Pode também caminhar (bastante) a partir da Praia da Marinha, atravessando um pinhal e algumas falésias dignas de uma prolongada contemplação! A praia, entre arribas, é muito procurada pela sua beleza, tranquilidade e águas, de um azul-turquesa tropical! É visitada por amantes de naturismo e por ocasionais turistas que amarram ali o barco.
Entre Portimão e o Alvor, a Ponta de João de Arens tem praias merecedoras de figurar nos postais turísticos do Algarve! É na extremidade do istmo que se esconde a Praia da Ponta de João de Arens – na verdade apenas um minúsculo areal – só acessível descendo um penhasco ou, quando a maré está vazia, através da Praia do Barranco das Canas. A cor da água é estonteante, o areal é um deleite visual e a privacidade é quase total (os naturistas que ali passam sabem bem disso). Estacionamento? Restaurantes? WC? Nem vê-los! Apenas um recanto idílico pronto a ser descoberto, e bem perto da cidade!
A Praia Grande – Santa Maria fica bem perto de Lagos, na estrada que segue até à Ponta de Piedade, no último caminho à esquerda. Os acessos são sinuosos e apenas a pé claro está! Terá de descer até ao fundo de uma escarpa por caminhos de terra, que vêm desde a Praia do Camilo. Se tiver essa possibilidade, o acesso por barco é mesmo o modo mais fácil de chegar. Bastante isolada, é o local ideal para passar momentos alheado do mundo, namorar, contemplar a vista ou fazer mergulho. Singulares formações rochosas compõem o cenário. Aproveite e desfrute!
Fonte: http://escape.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário