sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Grupo Folclórico de Faro representa país em dois festivais de folclore russos

O Grupo Folclórico de Faro (GFF) vai representar Portugal no Festival Internacional de Folclore de Moscovo e no Festival «Golden Ring», em Vladimir, dois dos mais importantes eventos do género que se realizam na Rússia. 


Estes festivais são organizados pela secção nacional da Rússia do CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore), organismo internacional com relações formais de consulta com a UNESCO, que reúne mais de 200 festivais de folclore em todo o mundo. 

As duas iniciativas culturais realizam-se entre hoje, quinta-feira, 30 de agosto, e dia 8 de setembro, contando com a participação de grupos de nove países: Portugal, China, Coreia, Brasil, Sérvia, Eslovénia, Sri-Lanka, Itália e Roménia. 

Acedendo a um convite do Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros da Rússia, esta será a primeira vez que o decano dos grupos folclóricos algarvios, a comemorar neste ano 82 anos de existência, pisará solo russo. 

O espetáculo de gala do Festival de Moscovo decorrerá no Estate Kolomenskoye, o Museu de História localizado numa magnífica zona verde no centro da cidade, sobre o rio Moskva, que era a antiga residência de verão dos príncipes de Moscovo e, mais tarde, dos czares da Rússia. 

Para além dos diversos espetáculos nas cidades de Moscovo, Suzdal e Vladimir, o programa contempla ainda receções oficiais e visitas de carácter turístico e cultural a diversos locais emblemáticos daquelas cidades russas, incluindo o Kremlin e a Praça Vermelha. 

Esta viagem realiza-se poucos dias depois do “retumbante sucesso” da 10ª edição do Folkfaro, o maior festival internacional de folclore a sul do Tejo, organizado pelo GFF. 


Sem comentários:

Enviar um comentário