quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia da Ilha de Cabanas

Para nascente da Ilha de Tavira, surge a Ilha de Cabanas, uma estreita mas extensa língua de areia, antes da última barra da ria para nascente. A praia situa-se em frente à povoação de Cabanas, cuja origem remonta às campanhas de pesca do atum, mantendo-se ainda hoje terra de pescadores. 


Da comprida marginal de Cabanas espreitam-se os barcos de pesca artesanal ancorados na ria e as casas de aprestos. O braço de ria que separa a ilha do continente é já modesto, podendo-se atravessar a nado na baixa-mar. É no entanto de barco o acesso preferencial à ilha, bastam uns quantos minutos para alcançar a praia, a partir de Cabanas. Os passeios pelo areal apetecem, caminhando um pouco é possível aceder a momentos de tranquilidade e isolamento. Voltando a Cabanas, o visitante pode saborear, nos inúmeros restaurantes da marginal, ostras e amêijoas recolhidas nos viveiros próximos, bem como diversos pratos de polvo.




Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços sobrelevados existentes.

Acesso: De barco (embarcações com serviço de táxi) a partir da marginal Cabanas (sinalizada e a cerca de 1.5 Km da EN 125). Estacionamento ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário