quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Melhores restaurantes do Algarve vão ter selo de “qualidade turística”

Os melhores restaurantes do Algarve vão poder candidatar-se a um selo de “qualidade turística” a partir do próximo ano. A iniciativa pertence à Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA) em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo, Região de Turismo e Comunidade Intermunicipal, tendo como o objectivo promover a “excelência” na área da gastronomia e serviços na área da restauração e bebidas.


O presidente da AHISA, Daniel do Adro, na apresentação do projecto, que decorreu esta quarta-feira, lembrou que os bons restaurantes são conhecidos pelos chefs que os projectam com as suas criações, mas neste caso o que pretende destacar é a “equipa que trabalha no restaurante”. Por isso, a avaliação feita pelas quatro entidades, adiantou, vai ter em conta “não apenas a qualidade da gastronomia, mas também as boas práticas de higiene e segurança alimentar e a excelência do serviço”. No caso de ser necessário formação profissional, afirmou, “a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve assume essa responsabilidade, sem quaisquer encargos”.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, por seu lado, sublinhou a importância deste “selo de qualidade” como estímulo aos empresários, que tendem a fechar os estabelecimentos a partir desta altura, só reabrindo na Primavera. No entanto reconheceu as “dificuldades” que enfrenta o sector turístico por causa da carga fiscal. “Basta atravessar o rio Guadiana e temos o IVA da restauração a 10%”, sublinhou. Na opinião deste dirigente, ex-presidente da câmara de Albfufeira (PSD), é necessário remar para o mesmo lado na defesa do sector mas não é o que está a suceder. “Quando chega a altura de dar trevo ao cavalo, nem todos o fazem”, criticou. O facto da Dieta Mediterrânica ter sido considerada, há um ano, Património Imaterial e Cultural da Humanidade, disse, não teve ainda resultados práticos: “Tem de sair do papel e passar a ser um selo de qualidade, reconhecido pelos consumidores”.

O selo de “qualidade turística” na restauração e bebidas, afirmou Daniel do Adro, pode ser retirado caso o estabelecimento deixe de cumprir os padrões que estão na base da atribuição do símbolo. Os consumidores que se sintam lesados ou frustrados podem apresentar reclamações à AHISA, mas deixou uma advertência: “Uma grande maioria das reclamações que existe na hotelaria muitas das vezes não tem fundamento, digo isto por experiência própria”. O dirigente a associação é proprietário do Hotel Quinta do Lago e Hotel Ria Park, em Vale do Lobo.


Sem comentários:

Enviar um comentário