sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cherne e amêijoas ajudam a promover o Algarve no Festival da Gastronomia de Santarém

Uma Tomatada de Cherne e Amêijoa da Ria Formosa, com Escabeche de Citrinos vai servir de “cartão de visita” do Turismo do Algarve, no Festival Nacional de Gastronomia, que começa hoje, sexta-feira, na Casa do Campino, em Santarém.


A Região de Turismo do Algarve é uma das entidades que participa no certame e vai promover um show cooking do Chef José Niza inspirado na Dieta Mediterrânica, a 22 de outubro.

O chef da Tertúlia Algarvia, espaço gastronómico e cultural de Faro, «vai apurar os sabores tradicionais do mar e do campo numa Tomatada de Cherne e Amêijoa da Ria Formosa com Escabeche de Citrinos», naquele que será um dos pontos altos da participação algarvia neste certame.

«A preparação não tem segredos: alouram-se uns dentes de alho e uma folha de louro em azeite, junta-se cebola e chouriço para refogar, refresca-se com vinho branco, adiciona-se pimentos e deixa-se apurar. Adiciona-se polpa e tomate triturado, pimenta, sal e água para cozinhar em lume brando, até que entram na panela o cherne, as amêijoas e os coentros», revela a RTA, numa nota de imprensa.

«Como acompanhamento o chefe sugere um escabeche de citrinos de fazer água na boca, que se prepara com uma juliana dos legumes salteados em azeite, alhos e coentros, refrescando com o sumo e as cascas dos frutos», acrescenta aquela entidade.

No final da demonstração, o público será convidado a degustar o prato inspirado na Dieta Mediterrânica, que desde o final de 2013 é Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e que tem em Tavira a comunidade representativa de Portugal.

Uma exposição multimédia com conteúdos sobre a dieta e um balcão com material promocional e brindes do Algarve completam a ação que terá como anfitrião o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e que contará com a presença dos presidentes da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e da Câmara Municipal de Santarém.

Fora deste momento especial, os visitantes do 34º Festival Nacional de Gastronomia podem provar iguarias típicas do Algarve na tasquinha que representa a região, dinamizada pelo restaurante farense Tasca Rasca.


Sem comentários:

Enviar um comentário