domingo, 2 de setembro de 2012

«My GNR», um projeto de cooperação entre a polícia e a comunidade

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana e o Safe Communities Algarve anunciam o lançamento de «My GNR», um projeto que tem sido desenvolvido nos últimos quatro meses pelas duas organizações.


«My GNR» é um recurso on-line no site do Safe Communities Algarve, que visa reforçar ainda mais a cooperação entre a polícia e a comunidade, com o objetivo, de ajudar a manter o Algarve como um lugar seguro para viver e visitar.

O programa «My GNR», que utiliza um mapa interativo, é o primeiro do seu género em Portugal e reúne seis tópicos divididos nas principais áreas geográficas da GNR no Algarve e que os moradores podem facilmente ter acesso. Estes são: detalhes do Programa Residência Segura (Safe Residence Program), como se registar no programa e contatos; «olhos e ouvidos» - conceito que incentiva o público a relatar atividades suspeitas à GNR, o que ver e escutar, com uma ligação de correio eletrónico direto à GNR; detalhes da área coberta; contatos de todos os postos da GNR com uma ligação online que mostra a localização de cada um; uma página que apresenta informações de operações recentes efetuadas pela GNR em cada área; notícias e downloads - últimas notícias da GNR, eventos e downloads diversos.

David Thomas, fundador do Safe Communities Algarve, afirma que «teve o privilégio de cooperar estreitamente com a GNR no reforço do trabalho comunitário da polícia, designadamente no Programa Residência Segura e outros programas comunitários de policiamento. 

«My GNR» reflete o conceito da polícia que faz parte da sociedade e envolve o apoio do público na prevenção do crime». David Thomas esperava, portanto, que o público fizesse bom uso deste, em particular do recurso «olhos e ouvidos», pois é importante relatar atividades suspeitas. Acrescentou que este foi apenas o ponto de partida e já há planos para a evolução do conceito "My GNR" no futuro.

O Comandante do Comando Territorial de Faro, Coronel José Pimenta afirma que «esta é mais uma ferramenta de crucial importância no sentido da aproximação da Guarda à população com vista a reduzir a criminalidade e a manter o sentimento de segurança comunitária».
Detalhes do «My GNR» podem ser encontrados em www.safecommunitiesalgarve.com


Sem comentários:

Enviar um comentário