quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ambientalistas enviam petição ao Presidente da República sobre proteção da Lagoa dos Salgados

Quatro associações ambientalistas enviaram hoje uma carta ao Presidente da República em que pedem ajuda para a atribuição de um estatuto legal de proteção para a Lagoa dos Salgados (Albufeira), e dão conta de uma petição internacional. 


A carta enviada a Cavaco Silva foi hoje tornada pública pela Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem) refere que a petição internacional já reuniu mais de 14.500 assinaturas. 

O documento visa garantir a preservação daquele local e a suspensão de um projeto turístico que prevê a construção de um campo de golfe e um equipamento com capacidade para quatro mil camas. 

"Como se pode falar de desenvolvimento sustentado do Algarve ao insistir-se no modelo apenas assente no betão, um modelo repetido até à exaustão e mais do que ultrapassado, que precisa de ser definitivamente travado", lê-se na carta enviada a Cavaco Silva. 

A Liga de Proteção da Natureza também assina esta carta e a sua presidente, Alexandra Cunha, explicou à Lusa que esta petição online foi lançada a 25 de junho pela comunidade britânica residente no Algarve. 

Alexandra Cunha espera que Cavaco Silva possa "sensibilizar a ministra do Ambiente para acautelar melhor as questões ambientais no Algarve, nomeadamente o caso da Lagoa dos Salgados". 

A esta causa juntaram-se ainda a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente que sublinham a importância da Lagoa dos Salgados como um dos locais de observação de aves mais visitado do país com importância crescente e estratégica em termos turísticos, ecológicos e paisagísticos. 

A Lagoa dos Salgados é referida em múltiplas publicações de promoção turística e integra vários roteiros ornitológicos internacionais, sublinham os ambientalistas na carta enviada ao PR. 

Em junho, a Almargem apresentou uma queixa contra o Estado português à Comissão Europeia devido às ameaças ecológicas à zona dos Salgados, em especial a recente aprovação de um projeto turístico para a Praia Grande. 

Em comunicado, a associação ecologista lamentava que a Lagoa dos Salgados não seja objeto de qualquer estatuto de proteção especial legal e continue a ser "vítima da incapacidade por parte do Estado Português", que a deixa "entregue à sua sorte".


Sem comentários:

Enviar um comentário