sábado, 25 de maio de 2013

Praias do nosso Algarve - Praia dos Cavacos

Esta praia de ria situa-se em pleno sapal, junto a um núcleo de apoio à pesca e à mariscagem constituído sobretudo por casas de aprestos. A pequena baía serve de ancoradouro a várias embarcações e encontra-se rodeada por salinas muito luminosas. Muito perto e a poente fica a sede e Centro de Interpretação do Parque Natural da Ria Formosa, com o seu moinho de maré. 


A área envolvente da praia é um local de excelência para observar a vida no sapal e nas salinas, desde a típica vegetação halófita (adaptada à salinidade do meio) aos tímidos caranguejos, com destaque para as inúmeras aves limícolas que por aqui perscrutam a vaza à procura de alimento com os seus longos bicos: o perna-longa, o alfaiate, o maçarico-de-bico-direito, o pilrito-pequeno, a cegonha, o flamingo e várias espécies de garças.O areal é algo estreito mas espraia-se água adentro, o braço de ria é largo e proporciona banhos muito tranquilos. Ao longe, após o canal, avistam-se os bancos de vaza e o cordão dunar da Ilha Armona. A tranquilidade só é quebrada pela passagem regular do comboio, cuja linha-férrea se situa mesmo atrás da praia.


Notas: Neste local realiza-se a Festa Anual dos Cavacos.

Acesso: Viário alcatroado a partir da EN 125, virando para Marim (Águas Santas) cerca de 1.5 Km após a última rotunda de Olhão para nascente. Para chegar até à praia percorre-se mais 1 Km em estrada pavimentada. Estacionamento não ordenado. Sem equipamentos de apoio nem vigilância. Orientação: sul / sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário