quarta-feira, 16 de setembro de 2015

VRSA oferece livros escolares e investe 1,5 milhões no ano letivo 2015-2016

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António está a atribuir, de forma gratuita, livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2015-2016.


A par dos manuais, a autarquia vai investir 150 euros na compra de material didático para cada uma das 51 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo.

De acordo com Conceição Cabrita vereadora com o pelouro da educação, «a aquisição de livros e material irá beneficiar perto de 850 alunos e meia centena de salas de aula, ajudando as famílias a superar as dificuldades financeiras sentidas no início do ano escolar».

«A estes valores, junta-se a manutenção de todos os apoios em vigor, o que totaliza um investimento global de 1,5 milhões no setor da educação neste novo ano letivo», prossegue.

De forma pioneira, VRSA continuará a ser o único município do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário, para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

Um ano mais, VRSA assegura a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, pondo fim às listas de espera nas salas dos 4 e 5 anos.

Também a pensar na qualidade do ensino, será igualmente oferecido, pela autarquia, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.

Do mesmo modo, serão disponibilizadas, sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, música, atividade física e desportiva, expressão plástica e ciências da natureza.

Ao nível da requalificação, procedeu-se à climatização de todas as salas de aula da Escola Básica 1 de Monte Gordo e foram efetuadas obras de manutenção interior e exterior em todo o parque escolar do concelho.

Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar 285 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no caso do escalão B.

Os alunos do 1º escalão terão direito a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2º escalão beneficiam de 10 euros em material escolar.

Quanto às refeições escolares, será paga a totalidade do seu valor aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e subsidiados em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2º escalão.

No que diz respeito ao transporte escolar, será gratuito até ao 9º ano. Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão será também disponibilizado a custo zero, enquanto no 2º escalão é comparticipado pela autarquia em 75%. Os restantes alunos têm uma comparticipação de 50%.


Espaços internet em todas as freguesias

Ao serviço da comunidade escolar estarão igualmente os três «Espaços Internet» concelhios (Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo), bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a Biblioteca Municipal Vicente Campinas.


Acompanhamento psicológico e vocacional gratuito


A estas valências, junta-se o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos da Câmara Municipal de VRSA (NEIP) que, durante todo o ano letivo, de forma totalmente gratuita, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.



Fonte: http://www.algarvenoticias.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário