segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto-piloto da aldeia de Querença vem à Universidade do Algarve

"O projeto «Da Teoria à Acão – Empreender o Mundo Rural», que está a decorrer na aldeia de Querença, vai estar na Universidade do Algarve (UAlg), amanhã, terça-feira, 28, a partir das 15:00 horas, para um balanço das atividades realizadas até agora e perspetivas futuras. 



António Covas, professor da Universidade do Algarve e coordenador geral do projeto, apresentará a rede nacional de territórios «Com Querença». Também João Ministro, coordenador operacional do projeto, fará um balanço de todas as atividades desenvolvidas. 

A engenheira biológica Dulce Almeida vai ainda abordar a questão da inovação ao serviço do mundo rural, apresentando o exemplo concreto de uma nova barra energética, composta por produtos do pomar de sequeiro algarvio, desenvolvida pelo «Projeto Querença». 

A sessão de encerramento desta iniciativa, a realizar no auditório verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no campus de Gambelas, será presidida pelo reitor da UAlg, João Guerreiro. 

Desenvolvido pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro em parceria com a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Loulé, o projeto pretende aproximar jovens universitários do interior da região para desenvolver atividades economicamente viáveis em torno dos recursos naturais e culturais. 

A iniciativa tem como grande objetivo a dinamização da aldeia de Querença, dos pontos de vista económico, sociocultural e ambiental. Para tal, nove jovens, de áreas de formação distintas, foram selecionados para residir nove meses nesta aldeia, durante os quais desenvolverão projetos articulados entre si.

Fonte: Região Sul


Sem comentários:

Enviar um comentário