sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ponte centenária de Lagos em risco de ruir

"Qualquer dia vai abaixo a ponte que atravessa a ribeira de Bensafrim, numa das saídas da cidade de Lagos. A travessia foi encerrada no fim de semana ao trânsito e peões por apresentar graves sinais de degradação. Os inspetores do LNEC dizem mesmo que “é possível o colapso de forma brusca”.



O relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é claro: a ponte D. Maria II, que dá acesso à Meia Praia, em Lagos, pode ruir a qualquer momento.


A inspeção dos técnicos revelou que a estrutura apresenta “danos graves nos dois primeiros arcos”, sendo que o JA esteve no local e verificou que existem várias fendas que colocam em risco a ponte (ver foto).

“Os danos correspondem à fendilhação em toda a largura destes arcos, com alteração significativa da sua geometria”, acrescentou a equipa técnica que realizou a vistoria a pedido da Câmara de Lagos.

Segundo os inspetores do LNEC, “as anomalias observadas comprometem de modo significativo a capacidade resistente destes arcos, sendo possível o seu colapso de forma brusca”.


Assim, a autarquia já anunciou que a ponte D. Maria II ficará interdita a tráfego e peões até serem realizadas as obras necessárias à consolidação da estrutura.

“Estando em causa a segurança de pessoas e bens, numa estrutura que regista uma forte utilização diária, a câmara municipal decidiu, de imediato, proceder ao encerramento da ponte, interditando assim a circulação não só de veículos como pedonal”, sublinhou a autarquia lacobrigense.

Entretanto, a Câmara de Lagos informa que está a procurar encontrar soluções ao tráfego, nomeadamente percursos alternativos para os muitos residentes e visitantes da Meia Praia.

As obras de recuperação da ponte D. Maria II começam quando estiver concluído o relatório final do Laboratório Nacional de Engenharia Civil." - http://www.jornaldoalgarve.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário