segunda-feira, 25 de maio de 2015

National Geographic financia projeto arqueológico liderado pela Universidade do Algarve

Um grupo de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) está, durante o mês de maio, a realizar prospeção arqueológica a sul de Moçambique, no âmbito de um projeto financiado pela National Geographic Society, através do programa Wyatt. 


Liderada por Nuno Bicho, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, a equipa do Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB) procura localizar novos sítios arqueológicos da Idade da Pedra no distrito de Massingir, província de Gaza. 

Durante a prospeção, os arqueólogos pretendem encontrar vestígios relacionados com o aparecimento dos primeiros homens modernos na região. 

Em anos anteriores, a mesma equipa de arqueólogos já realizou trabalho de campo em outras regiões de Moçambique, nomeadamente na área do Lago Niassa, onde identificaram cerca de uma centena de novos sítios arqueológicos. 

Para além dos investigadores da Universidade do Algarve, a equipa conta ainda com investigadores e alunos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), da University of Louisville (Estados Unidos), da University of North Carolina (Estados Unidos) e do Max Planck Institute (Alemanha). 

O projeto «Middle Stone Age survey in the Limpopo and Elephant river valleys» tem o apoio da Wenner-Gren Foundation (EUA) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.



Sem comentários:

Enviar um comentário