sábado, 17 de janeiro de 2015

Praias do nosso Algarve - Praia do Cabeço (Retur)

A praia insere-se numa área ainda de paisagem rural, em que árvores antiquíssimas, sobretudo oliveiras e sobreiros, vão dando progressivamente lugar aos pinhais dunares típicos do litoral. Os pinheiros mansos formam aqui, mais perto da praia, um bosque denso, fazendo-se acompanhar por medronheiros, enormes aroeiras, cistácias com flores brancas e rosa, espargos selvagens e plantas aromáticas como a perpétua-das-areias e o alecrim. 


A sombra e o verde profundo da vegetação confortam. Com atenção é possível observar os indolentes camaleões e aves como a curiosa poupa que faz lembrar uma borboleta gigante. Junto ao areal os pinhais dão lugar a campos dunares, cobertos pelo típico piorno-branco, pelo estorno e pelo felpudo cordeirinho-da-praia. A praia é extensa e tranquila, as águas seguras e mornas.


Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.

Acesso: Viário em terra batida a partir da EN 125, seguindo na direcção da Praia do Cabeço durante cerca de 2 km. Estacionamento amplo e não ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Praia acessível. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário