Querença volta a ser palco da já tradicional Festa das Chouriças em Honra de S. Luis, no próximo 18 de janeiro, domingo.
Numa iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença, a Festa terá início no dia 17, com uma grandiosa Noite de Fados, que decorrerá na Casa do Povo de Querença pelas 21h00.
Já no domingo, dia 18, a partir das 11h00, e durante a tarde, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.
A celebração religiosa terá início às 15h00, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Carlos Matos, à qual se seguirá a procissão solene com a imagem de S. Luis, pelas ruas da aldeia.
Pelas 16h30 terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça. Pelas 17h30, a Tuna da Luz de Tavira vai animar o Largo da Igreja.
A Festa encerra com um baile no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, animado pela acordeonista Telma Santos, a partir das 19h00.
Durante o dia, das 10h00 às 18h00, vai estar patente ao público uma exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região.
Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.
Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.
Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido.
Fonte: http://www.lifecooler.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário