Para nascente do Barril a Ilha de Tavira estreita-se, resultando numa língua de areia com não mais de 50m de largura, a chamada Terra Estreita ou Praia de St.ª Luzia, visto ser a partir desta pitoresca vila piscatória que se faz a travessia de barco.
O passeio pela ria vai mostrando os alcatruzes para a captura do polvo e as inúmeras embarcações locais de pesca artesanal, bem como a flora e a fauna típicas do sapal. O areal é vasto e mais deserto que nas praias vizinhas do Barril ou da Ilha de Tavira, proporcionando tranquilidade e isolamento.
Nesta praia podem admirar-se as flores vistosas do narciso-das-areias e gozar os banhos cálidos de mar, sendo frequente durante o verão surgirem autênticas profusões de algas verdes junto à ilha, o que transmite a curiosa sensação de tomar banho dentro de uma sopa morna. De volta a St.ª Luzia, a bonita avenida marginal enquadrada pela ria oferece diversos restaurantes e tascas onde se pode apreciar o melhor marisco da ria, bem como pratos típicos como a estupeta de atum.
Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.
Acesso: De barco a partir de St.ª Luzia, sinalizada na EN 125 e a cerca de 3 Km do parque de estacionamento do Barril. Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.
Sem comentários:
Enviar um comentário