segunda-feira, 4 de março de 2013

Estação da CP de Lagos vendida a um empresário inglês

Um empresário Inglês, com residência no Dubai, comprou a antiga estação ferroviária desactivada de Lagos. A estrutura, avaliada em mais de meio milhão de euros, foi vendida por um valor não divulgado. O comprador pretende realizar as obras de reconversão do espaço para um café e galeria de arte, no verão deste ano. 


Martiniano dos Reis da Garvetur de Lagos disse que “Estamos muito satisfeitos que o edifício tenha sido comprado por alguém com um desejo genuíno de manter a sua qualidade arquitectónica e charme. 

O edifício tem forte interesse histórico e é classificado pelo Governo Português como um dos edifícios protegidos do país, por isso apenas o interior pode ser modificado. 

É o edifício perfeito para o uso como uma galeria de arte.” 

Desde a construção da nova estação, em 2006, que a antiga estação está esquecida e deixada ao vandalismo de graffitis e vidros de janelas partidos. 

Inaugurada em 1922, a estação de Lagos, foi desde o seu início utilizada para passageiros e mercadorias. Até 1965, data em que o Aeroporto de Faro começou a operar, contribuiu para receber os turistas portugueses e estrangeiros, e estimular o aumento do comércio para a cidade de Lagos. 

A chegada do caminho de ferro ao Algarve deu-se com a ligação de Beja a Faro. Foi inaugurada em fevereiro de 1881. Só quase uma década depois chegou a Lagos, em Março de 1899. O ano de 1922 testemunhou a inauguração das estações de Portimão e Lagos.


2 comentários:

  1. " A ver vamos " como diz o cego.
    Com a rapidez com que se trata das coisas em Lagos,deixa ver para crer como disse S. Tomé.

    ResponderEliminar
  2. Em 1899, chegou a Lagos ou a Ferragudo?

    ResponderEliminar