quinta-feira, 7 de março de 2013

Projeto de alunos da Universidade do Algarve é fenómeno na internet

É um jogador de snooker inexperiente, mas gostava de aperfeiçoar as suas técnicas? Ou já é um profissional, mas gostava de perceber os erros que cometeu? Dois alunos da Universidade do Algarve estão a desenvolver uma ferramenta que, em tempo real, poderá ajudá-lo a entender rapidamente a mecânica clássica envolvida no jogo.


«PoolLiveAid» é o nome do projeto que está a ser desenvolvido por Luís Sousa e Ricardo Alves, alunos do mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica (ramo Tecnologias de Informação e Telecomunicações) do Instituto Superior de Engenharia, da Universidade do Algarve.

Há cerca de dois meses que estão a desenvolver um protótipo que já se tornou um verdadeiro fenómeno da internet, tendo sido visualizado, apenas numa semana, cerca de 900 mil vezes.

Estes dois alunos, orientados pelo professor João Rodrigues, recorrem a uma câmara fixa no teto da sala que reconhece os limites da mesa de bilhar, localiza a posição da bola e o ângulo do taco de snooker para, assim, projetar na mesa o resultado do jogo que o jogador deverá fazer, consoante a direção do taco.


De forma a prever o movimento da bola, o sistema utiliza um processamento em tempo real que calcula e projeta as trajetórias da bola na mesa, através de uma linha de luz.

O programa pode funcionar com qualquer webcam que tenha uma resolução de alta definição, numa mesa de snooker comum, com um projetor que permita reajustar os cantos de projeção.

Por enquanto, Luís Sousa e Ricardo Alves dizem-se maravilhados com o sucesso que estão a alcançar, mas estão conscientes de que ainda estão numa fase embrionária do protótipo. “O principal objetivo é trabalhar o mais rápido possível para conseguir acabar o projeto e, como obtivemos um grande feedback por todo o mundo, gostaríamos muito de ver esta ferramenta comercializada”, confessam os dois alunos.

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário