A praia situa-se na extrema leste da Ilha da Armona, em frente à Fuseta, vila piscatória mas já em terra firme. Aqui a Ria Formosa estreita-se, a viagem de barco serpenteia pelos mesmos canais ladeados por bancos de vaza e de sapal, mas é mais curta.
Pode-se até alcançar a Ilha da Armona a nado, ou a vau nas marés de maior amplitude, a partir da Fuseta, convindo não interferir com os inúmeros viveiros de bivalves espalhados pelos bancos de vasa. A língua de areia é também mais estreita, mas igualmente apetecível e extensa. Existe um pequeno casario junto ao ancoradouro, mas tanto para nascente como para poente a natureza impõem-se novamente na paisagem. Após cerca de 45 minutos a pé no sentido de nascente, ou então de barco particular, é possível chegar ao areal deserto e intocado da Barra da Fuseta, bem como às suas inúmeras piscinas naturais arenosas, convidativas na baixa-mar.
Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.
Acessos: de barco (carreiras regulares) a partir do cais da Fuseta. Estacionamento amplo (à excepção dos dias de feira) e ordenado, junto ao cais da Fuseta. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. A Barra da Fuseta não tem vigilância. Orientação: sudeste.
Sem comentários:
Enviar um comentário