sábado, 25 de julho de 2015

Em Agosto a sardinha reina em Portimão

Entre 12 e 16 de Agosto, Portimão celebra a Festa da Sardinha, inundando a cidade de música alegria e cheiro a sardinha assada.


Durante esse período, entre a zona ribeirinha que liga o Museu de Portimão à zona "Entre Pontes", reinará nessa zona de Portimão o artesanato, a doçaria, a magia, música que vai do folclore à música ligeira portuguesa sempre com o cheiro e a presença da sardinha assada.

Acabada de pescar e colocada nas brasas previamente preparadas pelos especialistas dos mais tradicionais restaurantes de Portimão, a sardinha assada será sempre a rainha da festa, acompanhada pelo melhor pão caseiro e pela típica salada à algarvia.

Este ano, o prato "festival" volta a marcar presença. Composto por uma fatia de pão, quatro sardinhas, batata cozida e salada à algarvia, ao longo dos cinco dias do evento com um preço especial nos restaurantes aderentes.

Quem gosta de sardinha no pão e consegue que ela não caia no chão, encontrará pontos de venda junto à Antiga Lota, enchendo a zona ribeirinha de Portimão com o tradicional e característico aroma da sardinha assada. Serão dois pontos de venda assegurados por duas colectividades locais: GEJUPCE e Boa Esperança.

Para acompanhar a sardinha nada como uma boa música. O palco principal, localizado junto à Antiga Lota, a partir das 22:00 apresentará a 12 de Agosto, Tony Carreira, um concerto no âmbito da Festa Continente. No dia 13, Volume2dois. Tiago Bettencourt canta dia 14, Diogo Piçarra a 15 e a festa termina a 16 com António Zambujo.


Mas no Coreto também haverá animação em todos os dias, entre as 19:30 e as 21:30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão.

Assim a 12 Agosto estará o Fado de Tó Correia, a 13 de Agosto a Música popular dos "3 For Tea" , a 14 de Agosto, será a vez de Plínio e os Esquecidos, com Música dos anos 60, 70, 80, 90, a 15 de Agosto entram os Fonte Nova, com Música popular e a 16 de Agosto, os "Projectus Seven" que nos lembram a música dos anos 70.

Para além de todas estas propostas musicais, também haverá a participação diária de ranchos folclóricos e acordeonistas, que animarão o eixo dos restaurantes aderentes.

A área exposicional de artes e sabores regionais ao ar livre entre o Jardim Bívar e a Antiga Lota, na qual é possível adquirir artesanato, bijuteria, aguardente de medronho, doçaria, petiscos e muitos outros produtos.

Na Rua Dom Carlos I, estará patente o projecto "Cardume", uma iniciativa da Galeria XXI que apostou na componente de animação baseada na tradição, centrando-se na cidade e suas raízes piscatórias, e, por inúmeras fábricas conserveiras em que a sardinha teve sempre o seu papel de rainha.
A convite desta galeria, famílias, pessoas particulares, representantes de empresas e artistas estão a pintar sardinhas nas paredes de uma antiga fábrica que já pertenceu à indústria conserveira.

De referir que ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão existem vários polos de atracção para miúdos e graúdos durante estas cinco noites, dos divertimentos infantis à Feira do Livro, passando pela magia com o espectáculo "Fora do Baralho", de Mário Daniel no TEMPO-Teatro Municipal, complementados com as propostas culturais da Casa Manuel Teixeira Gomes e do Museu de Portimão.

O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, que conta com o patrocínio do grupo NoSoloágua; Algareventos; Delta Cafés; Unicer/Super Bock; Dona Barca; Pastelaria Arade; Socialgar Seguros; a que se associam como parceiros a ATP – Associação Turismo de Portimão; o Turismo do Algarve, a Junta de Freguesia de Portimão; APS – Administração do Porto Sines; EMARP e a Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e tem como rádio oficial, Alvor FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário