terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Construção da primeira loja Ikea do Algarve começa este ano

Espaço comercial do grupo sueco vai ser construído junto à Via do Infante, no concelho de Loulé. O edil Seruca Emídio diz que a aprovação na assembleia municipal do plano de urbanização para aquela zona foi “um momento histórico”


A primeira loja do grupo sueco Ikea na região algarvia vai abrir em 2014, no concelho de Loulé, e as obras “deverão começar já em maio ou junho deste ano”, revelou a Câmara Municipal de Loulé. A Assembleia Municipal de Loulé já aprovou a proposta do Plano de Urbanização Caliços-Esteval, documento que permitirá a construção do referido empreendimento.

A futura área comercial Ikea, marca especializada em móveis, decoração e utensílios para o lar, ficará instalada junto ao nó “Loulé/Aeroporto” da Via do Infante, na zona Caliços-Esteval. O projeto engloba loja e “retail park” e ocupará uma área de 40 hectares dos 354 incluídos no referido plano de urbanização.

“Trata-se de um investimento de 200 milhões de euros, que permitirá a criação de 3 mil postos de trabalho”, explica o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio.

No âmbito do contrato de urbanização celebrado entre a autarquia louletana e o Ikea ficou estabelecido que o grupo sueco financiará os melhoramentos na Escola de Almancil (100 mil euros), a intervenção nas bacias de ligação ao Estádio Algarve (100 mil euros), os nós de ligação à EN125 (531 mil euros) e a criação de redes pedonais e cicláveis (60 mil euros).

“Momento histórico”, considera Seruca Emídio

Durante a sessão da Assembleia, Seruca Emídio considerou este um “momento histórico”, já que “num período de crise, permitirá trazer para o concelho um significativo investimento e criar milhares de postos de emprego quando o Algarve é a região com o maior índice de desemprego”.

O autarca garantiu, ainda, que os trabalhadores “serão tratados com todo o respeito, pois trata-se de um promotor com consciência social”.

Para atenuar o impacto que esta superfície comercial possa vir a ter no comércio local, o responsável municipal explicou que a ideia é “trabalhar em conjunto com o promotor e os comerciantes de Loulé, de forma a atrair os clientes do Ikea à cidade de Loulé”.

“Com inteligência poderemos trazer ganhos para o comércio local”, acrescentou Seruca Emídio.

Processo começou há três anos e ainda gera polémica

O processo para a construção do primeiro espaço Ikea na região algarvia começou há cerca de três anos e esteve envolvido em polémica, nomeadamente devido à oposição de ambientalistas e do PS de Loulé, principal partido da oposição naquele concelho.

Ainda no início deste mês, a associação ambientalista Quercus acusou o grupo Ikea de “falta de responsabilidade ambiental” por pretendender construír um espaço comercial numa área de Reserva Agrícola Nacional. O grupo sueco garantiu, em comunicado, que “desde há vários anos tem estado na vanguarda da responsabilidade ambiental em todos os mercados onde inicia operações”, que Portugal “não foge à regra” e que o espaço comercial previsto para Loulé “respeita toda a legislação em vigor”.

Por seu turno, os socialistas, que votaram contra o Plano de Urbanização Caliços-Esteval na Assembleia Municipal, defendem outra localização para o projeto, numa zona mais central do concelho, entre Almancil e Boliqueime. Refira-se que o único voto socialista a favor foi o do presidente da Junta de Freguesia de Almancil, onde se localiza a área de intervenção.

Os deputados municipais do PS temem, ainda, que a aprovação do plano sirva para alterar a utilizaçãos dos solos e o seu uso, posteriormente, em projetos imobiliários.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Loulé já garantiu que no acordo celebrado entre a autarquia e o grupo Ikea “foi incluída uma cláusula inédita e que diz respeito ao direito de reversão, ou seja, se o promotor não fizer aquilo a que se compromete, os terrenos voltam a ter o seu uso original”.


Sem comentários:

Enviar um comentário