quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Silves: Feira Medieval transporta visitantes a banquete e sarau do período mulçulmano

"A recriação de um sarau do período muçulmano, com banquete confeccionado pelo cozinheiro Chacall, é a novidade da 8ª Feira Medieval de Silves, que começa terça-feira e encolheu os dias de folia para conter despesas, disse à Lusa fonte autárquica. 

Feira Medieval de Silves
Dia 5 a 8 de Agosto

"Este ano devido à contenção de despesas da autarquia, passámos de nove para sete dias a feira franca de Silves", adiantou Sandra Moreira, do gabinete de relações públicas da Câmara de Silves, entidade que organiza o evento. 

Este ano a autarquia estipulou um orçamento cifrado em "cerca de 300.000 euros", um valor que garante a qualidade do evento, que diminuiu em dois dias, explicou a mesma fonte. 

O número de visitantes em 2010 rondou entre os 150.000 e os 200.000 e para este verão a Câmara de Silves aponta para um número de visitas idêntico. 

A oitava edição da Feira Medieval de Silves arranca às 18:00 de terça-feira no centro histórico da cidade e os visitantes podem viver episódios do mundo islâmico através de recriações teatrais, torneios de armas, cerimonial do Ramadão com chamamentos para a oração e cortejos da época medieval. 

Por 50 euros, os mais gulosos podem degustar o baquete no Palácio das Varandas com acepipes confeccionados por Chacall e Al-Mut’amid, e podem vestir-se a rigor através do aluguer, nos “roupeiros reais”, de trajes da época por três euros (adulto) e dois euros (criança). 

Todas as noites do certame há arruadas, festejos e folguedos que enchem as ruas do centro histórico de Silves, que já foi uma urbe dominada por muçulmanos com um considerável sistema defensivo, um porto, estaleiros de construção naval, mesquitas e engenhosos sistemas de captação de água. 

Silves chegou a ter o estatuto de capital da província de Ocsonoba, o território que corresponde hoje ao actual Algarve. 

A Feira Medieval encerra todos os dias pela 01:00 e no último dia está prevista uma recriação da "Tomada da cidade pelos cristãos" cerca das 19:00 nas Portas da Cidade." - Região Sul

1 comentário:

  1. Porquê ,não tentam cobrar entradas e organizar melhor , começando por aceitar só (x) de participantes ?

    ResponderEliminar