sábado, 26 de janeiro de 2013

Praias do nosso Algarve - Praia dos Salgados

A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da Lagoa dos Salgados, que se forma no troço terminal da Ribeira de Espiche. Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa, descendo por uma avenida ladeada por palmeiras altas.


O espaço próximo à praia permanece em estado natural: para poente avistam-se as dunas robustas da Praia Grande e o amplo espelho de água da lagoa, marginado por densa vegetação e onde se observam sobretudo galeirões e, por vezes, corvos-marinhos a pescar, para nascente são os campos dunares que se alongam, agora mais modestos em altura, mas igualmente ricos em flora e fauna. 


O areal é muito extenso e com troços muito tranquilos. Atravessando a zona da foz da Ribeira de Espiche, que comunica esporadicamente com o mar, é possível fazer o percurso de natureza da Praia Grande onde se dá a conhecer a flora e fauna dos campos dunares e da Lagoa dos Salgados.


Notas: A Lagoa dos Salgados não está apta para a prática balnear nem para a realização de actividades náuticas.

Acesso: Viário alcatroado a partir da estrada que liga Albufeira a Pêra (EM 526), seguindo a sinalização para a praia no sítio de Vale de Parra durante cerca de 2 Km. Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudoeste.


1 comentário: