domingo, 30 de junho de 2013

Promoções aumentam número de turistas no Algarve

O lançamento de promoções e a criatividade dos empresários da hotelaria e turismo estão a contribuir para aumentar este ano o número de turistas no Algarve, comparativamente a 2012, admitiram à Lusa responsáveis do setor.


Uma das razões para o esperado aumento é a retoma de alguns dos principais mercados emissores de turistas para a região, como o Reino Unido, a Holanda e a Irlanda, disse à Lusa o presidente da maior associação hoteleira da região.

Contudo, de acordo com Elidérico Viegas, este aumento na ocupação não terá um reflexo direto no aumento das receitas, uma vez que os preços praticados pelos hotéis estão cada vez mais baixos, para atrair os turistas.

O presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) sublinha ainda que o mercado interno e espanhol vão continuar a descer, quebra que será compensada pelo aumento das estadias por parte de turistas estrangeiros.

Segundo Reinaldo Teixeira, empresário no setor imobiliário e de alojamento, apesar de se notar um decréscimo no tempo de estadia dos portugueses, estes deverão vir com maior frequência ao Algarve e menos para o estrangeiro.

O administrador da Garvetur afirma que as reservas para o verão estão a correr bem, muito em parte devido à criatividade dos empresários, que estão a lançar promoções em pacotes turísticos com várias áreas de oferta e não só alojamento.

O empresário acredita, ainda, que é preciso "vender" o Algarve durante todo o ano e não apenas no verão, para encurtar a época baixa, tentando conseguir ocupações mais significativas nos meses com menos afluência.

Os grandes "picos" do turismo algarvio continuam, contudo, a ser o mês de agosto e as épocas festivas, concluiu.


Canoísta algarvio Diogo Lopes sagra-se campeão europeu de juniores

O canoísta júnior Diogo Lopes sagrou-se hoje campeão da Europa no olímpico K1 200 metros, a única medalha de ouro obtida por Portugal nos Europeus que terminaram este domingo em Poznan, Polónia. 


O atleta do Kayak Clube Castores do Arade (Lagoa) foi o herói da equipa de 18 canoístas portugueses e, numa ventosa e bastante ondulada pista, no único dia em condições atmosféricas adversas, impôs-se em 37,745 segundos, deixando o letão Roberts Akmens a 380 milésimos e uma dupla composta pelo húngaro Balazs Birkas e o polaco Pawel Kaczmarek a 628. 

Diogo Lopes já tinha sido 14.º nos Europeus absolutos de Montemor-o-Velho, há duas semanas, e este ano venceu a Regata Internacional de Piestany, a prova jovem de referência internacional. 

Em 2012, o jovem canoísta lagoense tinha conquistado a medalha de bronze em K2 200 nos europeus, tendo sido 5.º em K1.


Portugal quer atrair alemães ao Algarve o ano todo

No ano passado, 10,6% dos turistas que visitaram Portugal vieram da Alemanha. Golf, passeios citadinos, turismo de natureza, segurança e a relação preço e qualidade, são os factores que mais atraem.


O aumento do número de ligações directas para o Algarve e o combate à sazonalidade no Inverno são dois dos principais desafios do Turismo de Portugal e da TAP para o mercado alemão.

Com um crescimento na ordem dos dois dígitos, o Turismo de Portugal acredita ser possível manter o crescimento de 10% na Alemanha, alcançado em 2012, e assim consolidar a posição como um dos mercados que mais procura Portugal para fazer férias.

"Aumentar a oferta de voos directos para o Algarve e posicionar a região como uma verdadeira e excelente alternativa aos destinos clássicos de Inverno, destacando o clima ameno, as excelentes condições de luminosidade", são alguns dos objectivos do Turismo de Portugal para o mercado alemão, disse à agência Lusa João Sampaio e Castro, responsável desta entidade na Alemanha.

A ideia é partilhada pelo director geral da TAP Portugal para a Alemanha e Áustria, Carlos Lourenço, que disse que um dos desafios da transportadora passa por "reverter a grande sazonalidade que existe para Portugal, em especial para o Algarve".

Golf, passeios citadinos, turismo de natureza, assim como a segurança e a relação preço e qualidade, são os factores que mais atraem os alemães a virem a Portugal, admitiu este responsável, salientando que a crise que afecta o país não teve nenhum impacto negativo junto dos turistas alemães.

"A forma como a crise económica tem sido enfrentada em Portugal continua a ser considerada na Alemanha como exemplar. Esta faceta traz bastante simpatia e solidariedade e os crescimentos registados, não só em 2012, como durante os primeiros quatro meses de 2013, são a plena demonstração do clima positivo como os turistas alemães encaram Portugal", afirmou Sampaio e Castro.

Em 2012, a Alemanha foi o segundo mercado a gerar mais dormidas em Portugal, atrás do Reino Unido, e o terceiro em número de hóspedes, logo atrás do Reino Unido e Espanha.

De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística sobre o turismo, no ano passado, 10,6% dos turistas que visitaram Portugal provieram da Alemanha.

Os dados recolhidos até Abril deste ano mostram que os alemães foram responsáveis por 12,8% das visitas a Portugal e cerca de 17% das dormidas.

Segundo Sampaio e Castro, o Turismo de Portugal tem várias acções previstas em 2013 para dinamizar a imagem de Portugal enquanto destino turístico na Alemanha, como as presenças nas feiras de turismo de Berlim e Frankfurt, formação de agentes de viagem e apresentações em várias cidades alemãs, em parceria com empresas e organismos portugueses ligados ao sector.



Praias do nosso Algarve - Praia da Cordoama

Esta é uma vasta praia, com areal a perder de vista para sul e para norte. A visão das arribas em sucessivos recortes, progressivamente mais nebulosos, é deslumbrante. 


Pela extensão da praia, e apesar de ser por vezes frequentada por escolas de surf e bodyboard, é sempre possível encontrar alguma tranquilidade. 
As arribas são altivas, atingindo mais de cem metros de altura, existindo nesta praia um morro, que constitui um miradouro natural, onde é frequente realizarem-se saltos de parapente. 


Nas paredes rochosas viradas a norte, vêem-se estratos esbranquiçados reluzentes, que mais não são que extensas coberturas de líquenes. Uma pequena linha de água corre por um barranco até ao areal. O cheiro a esteva é aqui intenso e nas pequenas dunas que se formam na praia é possível observar plantas como o estorno, o cardo-rolador ou o vistoso narciso-das-praias.


Notas: Na maré-cheia o areal torna-se estreito e poderão ocorrer deslizamentos de pedras, pelo que se recomenda fazer caminhadas entre as praias apenas em situação de baixa-mar. 

Acesso: Viário alcatroado a partir de Vila do Bispo (Mercado Municipal), seguindo na direcção das praias, a 4 Km. Após o cruzamento para a Praia do Castelejo, o caminho é de terra batida ao longo de cerca de 2 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: noroeste.

domingo, 23 de junho de 2013

Lua Cheia vai estar hoje à noite maior e mais brilhante

A Lua Cheia vai estar hoje maior e mais brilhante do que o habitual, fenómeno que só voltará a repetir-se, nas mesmas condições, dentro de 18 anos, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).


Se o céu estiver limpo, a "Super Lua" pode ser visível entre as 21h06 (hora de Lisboa), quando nasce, e as 06h14 de segunda-feira, quando se põe.

O fenómeno acontece uma vez por ano, quando a fase de Lua Cheia ocorre perto do perigeu, ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra. Nestas condições, a Lua Cheia é maior e mais brilhante.


Contudo, no domingo, o tamanho e o brilho da Lua Cheia será ainda maior, uma vez que a Lua Cheia estará mais perto do perigeu orbital, a 21 minutos de distância, explicou hoje à agência Lusa o diretor do OAL, Rui Agostinho, acrescentando que a "Super Lua" de 2013 só voltará a suceder dentro de 18 anos.

Segundo o OAL, a Lua Cheia terá, no domingo, um tamanho 14 por cento maior e será 30 por cento mais brilhante do que a Lua Cheia no apogeu, ponto da órbita da Lua mais distante da Terra.

Sem estas características, a Lua Cheia volta a estar mais próxima do perigeu, em 2014, mas numa data diferente, a 10 de agosto, dado que a órbita da Lua não é constante, assumindo a forma de uma elipse.

No domingo, a "Super Lua", como qualquer Lua Cheia, pode ser vista a olho nu, mas também com o auxílio de binóculos e telescópios. O Observatório Astronómico de Lisboa organiza, a partir das 20h30, uma sessão especial de observação, com entrada livre.

Na fase de Lua Cheia, em que a Lua está totalmente iluminada, são visíveis, com um telescópio, as crateras, os vales, os mares e as montanhas, embora certos detalhes à superfície, como a sombra projetada das montanhas na Lua, na transição de condição de iluminada para escura, só possam ser observados na fase de Quarto Crescente, apontou Rui Agostinho.

A Terra dista, em média, 384.400 quilómetros da Lua. No perigeu médio, a distância diminui para 363.100 quilómetros e no apogeu médio aumenta para 405.700 quilómetros, de acordo com o OAL.

O Observatório adianta que, no domingo, no momento em que a "Super Lua" estará mais próxima do horizonte, a partir das 21h06 (hora de Lisboa), o tamanho da Lua que os olhos veem será maior do que efetivamente é, não é o real.

"É um efeito ótico, uma construção do cérebro", assinalou Rui Agostinho.

Para o demonstrar, o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa recorre a uma pequena experiência: se se olhar para a Lua Cheia quando estiver a nascer e tapar-se a metade debaixo com uma folha de papel, "o cérebro reduz o tamanho da Lua".


Primeira semana de verão espera 39 graus

A primeira semana depois do arranque do verão deve ver as temperaturas subirem para valores próximos dos 40 graus nalgumas zonas do continente, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Se no Algarve o IPMA prevê que a máxima atinja os 28 graus em Faro na segunda-feira -- e a água do mar os 19 -, Lisboa deverá verificar um aumento de oito graus face a hoje para um pico de 36 graus, o que faz com que o aviso amarelo devido ao calor hoje em vigor seja prolongado para o começo da semana.

Enquanto em Évora segunda-feira pode registar 38 graus, é no dia seguinte que se encontram os máximos previstos pelo IPMA para o continente durante esta semana, nos 39 graus.
A norte, o IPMA prevê 29 graus de máxima para o Porto no dia de São João e uma subida de um ponto para terça-feira, enquanto Braga poderá registar os 34 nesse dia e Viseu os 31 graus.

Na Beira Baixa, Castelo Branco deverá apresentar temperaturas máximas de 35 graus na terça-feira, com os valores a descerem a partir do dia seguinte, à semelhança do que se prevê que aconteça no resto do país.

No arquipélago da Madeira, a máxima da semana também deverá ser alcançada na terça-feira, com a previsão de que os termómetros atinjam os 27 graus no Funchal.

Já nos Açores, a ilha de São Miguel deverá ter um céu por vezes nublado nos primeiros dias da semana e uma temperatura máxima de 23 graus na terça-feira, abaixo dos 24 previstos para hoje.

O IPMA indicou, também, que, em termos de precipitação, esta semana deverá registar "valores abaixo do normal para todo o território". Todos os distritos de Portugal continental apresentam hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

O IPMA informou, na sua página na Internet, que todas as regiões de Portugal estão com risco "muito alto", com excepção das ilhas açorianas de São Miguel, Santa Maria, Terceira e Graciosa.


sábado, 22 de junho de 2013

Praias do nosso Algarve - Praia do Monte Clérigo

Praia com vasto areal para norte e uma interessante plataforma rochosa no extremo sul, onde se podem observar diversos organismos marinhos na baixa-mar, desde caranguejos, estrelas-do-mar e polvos nas reentrâncias rochosas, a cardumes de sargos juvenis.


É também possível tomar banho nas diversas piscinas rochosas, a descoberto com o recuo da maré. Apesar da relativa exposição aos ventos de norte e oeste, os extremos do areal são abrigados. Para o interior encontram-se imponentes campos dunares, que ladeiam um bonito vale associado a uma linha de água efémera. Nesta praia existe uma pequena povoação constituída por casas de veraneio e um pinhal com parque de merendas. A descida para a praia proporciona uma fabulosa vista panorâmica.


Nota: É possível, apenas na baixa-mar, visitar outras praias que se situam para sul, e que se encontram alternadamente preenchidas ou por areia ou por calhau rolado. O recorte das arribas é muito curioso, mas poderá ocorrer deslizamento de pedras pelo que se recomenda atenção à faixa junto ás arribas.

Acesso: Viário alcatroado a partir da entrada sul de Aljezur (EN 120), seguindo no sentido de Monte Clérigo, que se situa a cerca de 7 km. Estacionamento ordenado, diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. A praia possui uma rede de passadiços de madeira e é Praia Acessível. Orientação: noroeste.

sábado, 15 de junho de 2013

Praias do nosso Algarve - Praia de Cacela Velha

A praia situa-se na Península de Cacela, que delimita a Ria Formosa a nascente. É assim possível chegar até aqui a pé, através da Manta Rota, mas o acesso preferencial é de barco, a partir do Sítio da Fábrica em Cacela Velha, não existindo porém qualquer cais de embarque nem carreiras regulares. Cacela Velha está rodeada por pomares de sequeiro que se estendem em colinas suaves até ao sapal. 


A povoação cresceu em torno duma nora medieval e oferece uma magnífica vista altaneira para a ria, junto ao Forte D. Paio Peres Correia. Atravessado o braço de ria, com os seus inúmeros viveiros de ostra e de amêijoa, o visitante depara-se com uma fina língua de areia, deserta e selvagem, que se estende até à Praia da Manta Rota. 


É na mais completa tranquilidade que se pode contemplar a rica flora dunar desta barreira arenosa, apenas interrompida nos locais onde o mar teima em galgar a muralha natural, e as inúmeras aves que nas dunas procuram refúgio e alimento, como os borrelhos, os garajaus, as andorinhas do mar, as gaivinas ou as chilretas.

Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.

Acesso: De barco a partir do Sítio da Fábrica em Cacela Velha (sinalizada e a cerca de 1.5 Km da EN 125). Estacionamento ordenado mas pequeno. Sem equipamentos de apoio ou vigilância. Orientação: sudeste

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Gastronomia Algarvia - Pescada Assada à Algarvia

Ingredientes:
Para 4 pessoas

800 grs de pescada ;
150 grs de cebola ;
2 dentes de alho ;
2 dl de azeite ;
1 ramo de salsa ;
15 grs de colorau ;
600 grs de couve-flor ;
1 dl de vinho branco seco ;
sal q.b. ;
pimenta q.b.



Confecção:
Amanhe a pescada e lave em água fria. Tempere com sal.
Descasque a cebola e corte ás rodas. Descasque, também, o alho e pique fino.
Num tabuleiro deite azeite e, sobre este, ponha a pescada. Por cima dela, deite o alho, a cebola, o colorau e a pimenta. Regue com o restante azeite e o vinho branco. Leve ao forno a assar.
Limpe a couve-flor e ponha-a em água fria. Em seguida, coza-a num tacho com água e sal.
Depois da pescada pronta, polvilhe com salsa picada. Guarneça com a couve-flor.

domingo, 9 de junho de 2013

Praias do nosso Algarve - Praia da Terra Estreita (St.ª Luzia)

Para nascente do Barril a Ilha de Tavira estreita-se, resultando numa língua de areia com não mais de 50m de largura, a chamada Terra Estreita ou Praia de St.ª Luzia, visto ser a partir desta pitoresca vila piscatória que se faz a travessia de barco.


O passeio pela ria vai mostrando os alcatruzes para a captura do polvo e as inúmeras embarcações locais de pesca artesanal, bem como a flora e a fauna típicas do sapal. O areal é vasto e mais deserto que nas praias vizinhas do Barril ou da Ilha de Tavira, proporcionando tranquilidade e isolamento. 


Nesta praia podem admirar-se as flores vistosas do narciso-das-areias e gozar os banhos cálidos de mar, sendo frequente durante o verão surgirem autênticas profusões de algas verdes junto à ilha, o que transmite a curiosa sensação de tomar banho dentro de uma sopa morna. De volta a St.ª Luzia, a bonita avenida marginal enquadrada pela ria oferece diversos restaurantes e tascas onde se pode apreciar o melhor marisco da ria, bem como pratos típicos como a estupeta de atum.

Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.

Acesso: De barco a partir de St.ª Luzia, sinalizada na EN 125 e a cerca de 3 Km do parque de estacionamento do Barril. Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.